Ponto de Vista

Ponto de Vista

Ponto de Vista | Necessidade de interligação de bairros

Tendo em vista a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a duplicação da estação de bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado, nesta quarta-feira (28/5), com a presença do Presidente da República, Lula, e da Governadora do Estado, Raquel Lyra, onde provavelmente também estará o prefeito de Salgueiro, Fábio Lisandro, além de diversas outras lideranças e autoridades políticas locais, regionais e nacionais, que será realizada no pátio da antiga estação ferroviária, aproveitamos para solicitar, mais uma vez, a interligação dos bairros Santa Margarida e Prado, utilizando uma ponte de trem ali existente, que se encontra abandonada há décadas apesar da excelente estrutura.

Para se ter ideia da importância dessa obra – de investimento relativamente baixo -, a distância de um lado para o outro seria encurtado consideravelmente, em cerca de 300 metros, pois atualmente quem está no bairro Santa Margarida, para chegar ao pátio da antiga estação ferroviária, onde inclusive está sendo edificada a UNIVASF, necessita percorrer pelo centro da cidade aproximadamente de três quilômetros.

Imagem: Arquivo
Imagem: Google Maps

Essa reivindicação vem de longe, desde a época em que exercíamos mandato parlamentar em Salgueiro, além de secretário municipal. Porém, acreditando no compromisso dos atuais governantes, esperamos que nosso sonho, que é um anseio do povo – principalmente das inúmeras pessoas que se beneficiariam com o empreendimento -, possa finalmente ser realizado.

Que ao conhecimento deles, esta mensagem consiga chegar.

Ponto de Vista

Elevação das tarifas de exportação entre China e Estados Unidos incidem nos países periféricos

Por Alvinho Patriota*

Amigas e amigos:

Essa briga entre Estados Unidos e China, com a elevação das tarifas de exportação de seus produtos de um país para o outro, sem dúvida resultará em grande aumento das exportações para os outros países, dentre eles o Brasil, em face das tarifações serem inferiores àquelas praticadas entre os dois gigantes em guerra comercial.

Isso é bom para nós dos países periféricos? Claro que não! Embora tenhamos uma grande demanda de produtos à nossa disposição, todos importados, a nossa produção tende a ser reduzida e até mesmo extinta de determinados produtos que aqui poderiam ser fabricados pelos nossos artífices.

Infelizmente a falta de incentivo ao trabalho e, principalmente, de garantia da venda de produtos regionais, concorre para desmotivação das pessoas, devido a invasão de mercadorias por preços cada vez mais baratos à disposição nos sites comerciais, provocando acomodação das pessoas e o desejo cada vez maior de comprar produtos de fora.

Entendemos que a saída para incrementação da produção interna deve partir de incentivo do governo, por exemplo, qualificando pessoas beneficiárias dos programas sociais – que não devem ser eternos – a produzirem bens e serviços em um determinado tempo, senão, a conta não fecha, cada vez mais inchando os compromissos do tesouro, cujos recursos deveriam, pelo menos parte deles, ser destinados à produção, a investimento, à saúde, à segurança.

*Alvinho Patriota é advogado, empresário, ex-vereador e colunista desse blog

Ponto de Vista

Ponto de Vista: Descarte irregular de lixo

Senhores Gestores:

O descarte irregular de lixo é um problema grave que afeta a saúde pública e ao meio ambiente, inclusive se constitui em crime, podendo ocasionar multa para o infrator e até prisão, de acordo coma Lei Federal 9.605/98.

Ao longo do tempo, enquanto blogueiro, cidadão, vereador do município de Salgueiro por 20 anos, e, também, como representante da Ong VIDA, sempre denunciei descaso de agressão ao meio ambiente e, consequentemente, à população.

Leia alguns desses artigos abaixo:

Ponto de Vista IV

Mulher é flagrada jogando lixo na antiga estação ferroviária de Salgueiro

Ruas ficam repletas de lixo em Salgueiro por falta de coletores

Festa de comemoração deixa cidade repleta de lixo

–  Lixo deixa de ser recolhido em Salgueiro e se acumula em vários locais

As providências têm sido tímidas, de forma que os problemas continuam e até mesmo se acentuam cada vez mais.

Exemplo mais frequente é quando acontecem festas bancadas também com o dinheiro público, as ruas ficam abarrotadas de lixo, carecendo a coleta ostensiva no dia seguinte pelos garis, encarecendo em muito a despesa pública, cujos valores poderiam se aplicados em outros setores da administração e em prol de toda coletividade.

Outro problema atual e diário, motivo que nos levou a escrever mais este ponto de vista, é o descarte do lixo pela população – comércio, residências etc., em locais inapropriados e em dias e horários fora do calendário estabelecido para a coleta pública. Em decorrência, as ruas ficam abarrotadas de lixo, os animais rasgando os volumes em busca de alimentação, enfim, coisa horrível que precisa ser contida que, ao nosso ver, somente com a aplicação de multas para doer nos bolsos dos infratores.

Nosso ponto de vista se destina não somente à nossa cidade mas para qualquer lugar no país e fora dele.

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista

Ponto de Vista: Girador do Prado

Amigas e amigos:

Mais uma vez, e acho o momento ideal, para solicitar do futuro gestor de Salgueiro, a partir de janeiro 2025, empenho no sentido de revitalizar a área do Girador do Prado, interligando as vias locais, principalmente as Ruas Desembargador Silva Barros e Valdemar Menezes à Avenida Antônio Angelim, promovendo o aterro do grande buraco ali existente para melhorar o fluxo de veículos e de pedestres, dando, consequentemente, mobilidade adequada naquela área, melhorando, consideravelmente, o trânsito no sentido centro da cidade.

Por Alvinho Patriota 

Ponto de Vista

Ponto de Vista: Para minha querida sobrinha, irmã, filha, Paizinha Patriota

Neste dia 24 de julho de 2024 em que acontecerá a Convenção que lhe indicará a concorrer a uma vaga no legislativo municipal de Salgueiro, quero externar o meu incondicional apoio pessoal à sua candidatura.

Minha ausência aos atos públicos, como é de conhecimento geral, deve-se ao fato do meu afastamento desde 2019 das discussões partidárias, sem no entanto condenar àqueles que estão na luta em busca de uma sociedade justa e perfeita.

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista

Ponto de Vista: Caminhos que percorri na política

Minhas amigas e meus amigos, por mais de 30 anos participei ativamente da política de Salgueiro. Trabalhei diuturnamente na construção de uma sociedade livre e independente, onde as pessoas tivessem seus direitos garantidos, obviamente cumprindo com os seus deveres.

Exerci com muita honra cinco mandatos consecutivos no legislativo – dois anos como presidente da Casa Epitácio Alencar, oportunidade que construímos o Anexo da Câmara, eis que até então vereadores não tinham sequer lugar para trabalhar e receber quem os procurasse.

Promovemos ampla reforma do prédio sede, dotando-o de espaços para os trabalhos administrativos. Investimos naquela oportunidade 500 mil reais nessas reformas, sem precisar de suplementacões, àquelas que aumentam os gastos das obras e serviços.

Criamos a Escola do Legislativo que, infelizmente, não tem cumprido os seus objetivos previstos em lei, embora possua orçamento próprio.

Devolvemos à época ao Poder Executivo, 200 mil reais para complementar a pavimentação do acesso à Escola Professor Paulo Freire, no bairro do Divino Espírito Santo.

Graças a economia implantada na nossa administração, deixamos em Caixa (Banco do Brasil) mais de 300 mil perfazendo uma economia superior a um milhão de reais, correspondente a mais de 30% dos repasses feitos à época pelo Executivo, cerca de três milhões e duzentos mil reais nos dois anos.

Tenho feito essas publicações, não como promoção pessoal, pois, como é de conhecimento geral desde 2019 deixei a luta partidária, mas não larguei as discussões políticas que possam mostrar o caminho a seguir por aqueles que têm compromisso com a coisa pública.

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista

Ponto de Vista: Eleições 2024

Aproxima-se mais um período eleitoral, quando se acirram cada vez mais as críticas dos candidatos aos demais que concorrem ao pleito, tudo isso na tentativa de se sobreporem uns aos outros, deixando de lado o principal objetivo que é a construção de uma sociedade onde as pessoas possam gozar dos seus elementares direitos, os quais na maioria das vezes são prejudicados em face às picuinhas de maus políticos.

Ademais, as pessoas precisam pensar no bem estar de todos; votarem com consciência naqueles que melhores propostas apresentem, e acompanharem passo a passo a trajetória dos eleitos, pois, a título de exemplo, se se coloca no mundo uma criança e não se cuida da mesma, dificilmente ela “dê pra gente” como diz o ditado popular.

Eu, particularmente, não tenho qualquer dificuldade de dialogar, de defender, não a bandeira de partidos políticos e sim, participar de forma independente das discussões salutares que busquem o progresso e, sobretudo a paz social do povo brasileiro.

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista

Ponto de Vista: Balde de água fria

Coisas que eu não fazia no passado, hoje fazem parte da minha rotina com muita satisfação, por exemplo fazer café, faço com prazer à minha maneira.

Não uso coador, costumo quando a água ferve e sobe na vasilha, antes de derramar, pôr um pouco de água fria para ela retornar no bule e a partir daí, verifiquei que a água não sobe mais pra derramar.

Então me chamou a atenção para o adágio popular “joga um balde de água fria”, significando o desestímulo a qualquer ação.

Quantas vezes estamos empolgados a fazer uma coisa e nosso interlocutor muda de assunto, aí damos um freio e pensamos, não vai dar certo, ou seja, nos jogaram um balde de água fria. Também a gente se sente desestimulado a continuar naquela linha que tanto sonhou!

Acontece o mesmo quando conversamos com uma pessoa pessimista, ela nos tira muitos sonhos…

Bem! Isso ocorre comigo, não sei com as outras pessoas.

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista

Ponto de Vista: Não aceitamos intimidação

Fizemos esta publicação recentemente (O lixão a céu aberto que está se formando na estrada de acesso ao distrito de Pau Ferro), denunciando a formação de um lixão a céu aberto na estrada de acesso ao distrito de Pau Ferro, deste município. Aliás, não somente na localidade, mas praticamente em todas as estradas vicinais, principalmente àquelas próximas da cidade de Salgueiro.

Nosso intuito – da Ong Vida principalmente na qual estamos Presidente, não é criticar por criticar, mas sim, chamar a atenção dos órgãos públicos envolvidos, e não menos de toda sociedade.

Tomamos conhecimento que um certo secretário municipal, naturalmente que não conhece a nossa constante luta em prol do meio ambiente, ou se faz de inocente com pretensões eleitoreiras futuras, teria dito que nosso Blog estava a serviço político do seu titular, minha pessoa. Ora, para conhecimento desse cidadão e de quem mais pense assim, me desliguei da política partidária desde 2018, depois de militar por mais de 30 anos a serviço de Salgueiro, tendo exercido por vinte anos consecutivos o legislativo municipal – cinco mandatos, secretário municipal em duas ocasiões, missão que muito me honrou e me honra.

Convidamos a todos e todas que têm ofício público, que o exerçam com imparcialidade, respeito e compromisso, aqui não tem lugar mais para “arranjos” e perpetuação no poder. Vamos continuar vigilantes, cobrando de quem tem o dever de fazer, com independência, nossa marca.

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista

Ponto de Vista: Duplicação da BR-232

Comentário de Alvinho Patriota sobre a matéria “Prefeita de Serra Talhada diz que conseguiu estender projeto de duplicação da BR-232 até o município“:

“Vemos que não será impossível estender a duplicação da BR 232 até Salgueiro, por onde passa a maior rodovia do Brasil, BR 116.

Para isso, devemos deixar de lado as diferenças políticas, de reclamar, de lamentar…

Salgueiro está a menos de 600 quilômetros de distância das capitais do nordeste, à exceção de São Luiz – Maranhão.

Possuímos importante terminal rodoferroviário e no futuro próximo, também aéreo, o que viabiliza grandes empreendimentos.

Vamos encetar luta nesse sentido, conclamando o poder público, a iniciativa privada e toda sociedade em busca, a princípio, da duplicação da BR 232 até Salgueiro.” (Alvinho Patriota)

Geral, Ponto de Vista

Ponto de Vista: A questão da Univasf em Salgueiro

Ouça abaixo entrevista de Alvinho Patriota sobre a celeuma envolvendo a construção do Campus da Univasf em Salgueiro. Ele foi entrevistado na Vida FM nesta sexta-feira, 12, e expôs sua opinião pessoal sobre o fato.

Ponto de Vista

Ponto de Vista: Brasil – Resultado eleição 2022

Minhas amigas e meus amigos:

Há quatro anos (2018) tivemos no Brasil eleições a nível federal e estadual – Presidente da República, Governadores, Senadores e Deputados Estaduais. Agora, em 2022 o processo se repetiu.

Naquela oportunidade publicamos nosso Ponto de Vista – Através dos tombos adquirimos o equilíbrio, dizendo dentre outros caminhos, ser preciso seguir a Constituição Federal, embora, quando necessário, passando por reformas amplamente discutidas com a sociedade para não retirar direitos conquistados pelo povo brasileiro. Entretanto não foi isso que vimos, a reforma da Previdência de 2019 retirou direitos de homens e mulheres, notadamente aumentando a idade e o tempo de contribuição para acesso à aposentadoria e outros direitos.

O resultado apertado da eleição presidencial 2022 (1,8%), como o de 2020 para prefeito de nossa cidade, Salgueiro (1,37%), mostra aquilo que sempre defendemos: o equilíbrio de força do povo depositada em seus candidatos, de forma que só um caminho cabe aos eleitos, trabalhar para todos, sem discriminação. Passadas as eleições, devem os palanques serem desarmados, pois na democracia não existe lugar para discriminação ou sobreposição de uma categoria à outra.

Por isso, continuamos defendendo permanente discussão política, ampla, onde se caminhem lado a lado, sem serem atropeladas nem deixando pra trás pessoas que respiram do mesmo ar, que vivem sob a mesma luz pisando no mesmo solo abençoado por Deus!

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista

Ponto de Vista: Resultado da eleição de deputados no Sertão Central

Conforme anunciamos no Ponto de Vista anterior (Ponto de Vista: Eleição de deputado estadual, Sertão Central) o Sertão Central de Pernambuco, que tem Salgueiro como cidade polo e de maior população, mais uma vez não elegeu nenhum representante para a Assembleia Legislativa Estadual e não reelegeu seu único deputado federal Gonzaga Patriota, embora este tenha obtido 67.328 votos, ficando na primeira suplência do seu partido – PSB, ou seja, se Patriota tivesse mais 9.201 votos, teria ocupado a quinta vaga para a Câmara Federal.

Acesse neste link a votação do Sertão Central, compreendendo doze municípios, com os respectivos percentuais de votos para os candidatos a deputados de Salgueiro. Se houvesse a união em torno de um candidato, teria sido eleito com certeza.

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista

Ponto de Vista: Eleição de deputado estadual, Sertão Central

O Sertão Central de Pernambuco, tendo Salgueiro como cidade polo e de maior população, há tempos não conta com representantes eleitos para a Assembleia Legislativa, perdendo força para outras regiões que elegeram seus parlamentares para lutarem pelo progresso regional.

A explicação é simples: no processo democrático as pessoas livremente se apresentam como candidatas, proporcionando uma grande concorrência para poucos votos, de forma que nenhuma consegue se eleger e a região fica mais um período de quatro anos, até a próxima eleição, sem representante que lute por investimentos, como é o caso do Sertão Central.

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista

Ponto de Vista: Eleições 2022 ameaçadas!

Quem pensa que o Presidente Jair Bolsonaro, que vem caindo nas pesquisas eleitorais “está morto” se engana! Estrategista como é, não vai entregar fácil o comando do governo do Brasil.

Essa Nota Técnica assinada no último dia 22 por um secretário do Ministério da Saúde, afirmando que as vacinas contra a covid-19 não possuem efetividade e nem a segurança demonstrada nos ensaios, e que a hidroxicloroquina é que possui eficácia e segurança contra o coronavírus, não foi publicada por acaso e por iniciativa própria, com certeza tem o respaldo do chefe da nação e de grande parte da sua equipe.

É verdade que tal posição vai na contramão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de contrariar a posição da Organização Mundial da Saúde e das principais entidades e autoridades da área no campo científico.

Porém, com essa nota, botaram “lenha na fogueira” com a intenção de elevar a temperatura, não das discussões democráticas, mas, queira Deus, que não leve o país ao caos como tentaram instalar no último 7 de setembro, tudo isso com o único objetivo, inviabilizar as eleições de outubro.

Por Alvinho Patriota

Rolar para cima