Ponto de Vista

Ponto de Vista: Balde de água fria

Coisas que eu não fazia no passado, hoje fazem parte da minha rotina com muita satisfação, por exemplo fazer café, faço com prazer à minha maneira.

Não uso coador, costumo quando a água ferve e sobe na vasilha, antes de derramar, pôr um pouco de água fria para ela retornar no bule e a partir daí, verifiquei que a água não sobe mais pra derramar.

Então me chamou a atenção para o adágio popular “joga um balde de água fria”, significando o desestímulo a qualquer ação.

Quantas vezes estamos empolgados a fazer uma coisa e nosso interlocutor muda de assunto, aí damos um freio e pensamos, não vai dar certo, ou seja, nos jogaram um balde de água fria. Também a gente se sente desestimulado a continuar naquela linha que tanto sonhou!

Acontece o mesmo quando conversamos com uma pessoa pessimista, ela nos tira muitos sonhos…

Bem! Isso ocorre comigo, não sei com as outras pessoas.

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista: Não aceitamos intimidação

Fizemos esta publicação recentemente (O lixão a céu aberto que está se formando na estrada de acesso ao distrito de Pau Ferro), denunciando a formação de um lixão a céu aberto na estrada de acesso ao distrito de Pau Ferro, deste município. Aliás, não somente na localidade, mas praticamente em todas as estradas vicinais, principalmente àquelas próximas da cidade de Salgueiro.

Nosso intuito – da Ong Vida principalmente na qual estamos Presidente, não é criticar por criticar, mas sim, chamar a atenção dos órgãos públicos envolvidos, e não menos de toda sociedade.

Tomamos conhecimento que um certo secretário municipal, naturalmente que não conhece a nossa constante luta em prol do meio ambiente, ou se faz de inocente com pretensões eleitoreiras futuras, teria dito que nosso Blog estava a serviço político do seu titular, minha pessoa. Ora, para conhecimento desse cidadão e de quem mais pense assim, me desliguei da política partidária desde 2018, depois de militar por mais de 30 anos a serviço de Salgueiro, tendo exercido por vinte anos consecutivos o legislativo municipal – cinco mandatos, secretário municipal em duas ocasiões, missão que muito me honrou e me honra.

Convidamos a todos e todas que têm ofício público, que o exerçam com imparcialidade, respeito e compromisso, aqui não tem lugar mais para “arranjos” e perpetuação no poder. Vamos continuar vigilantes, cobrando de quem tem o dever de fazer, com independência, nossa marca.

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista: Duplicação da BR-232

Comentário de Alvinho Patriota sobre a matéria “Prefeita de Serra Talhada diz que conseguiu estender projeto de duplicação da BR-232 até o município“:

“Vemos que não será impossível estender a duplicação da BR 232 até Salgueiro, por onde passa a maior rodovia do Brasil, BR 116.

Para isso, devemos deixar de lado as diferenças políticas, de reclamar, de lamentar…

Salgueiro está a menos de 600 quilômetros de distância das capitais do nordeste, à exceção de São Luiz – Maranhão.

Possuímos importante terminal rodoferroviário e no futuro próximo, também aéreo, o que viabiliza grandes empreendimentos.

Vamos encetar luta nesse sentido, conclamando o poder público, a iniciativa privada e toda sociedade em busca, a princípio, da duplicação da BR 232 até Salgueiro.” (Alvinho Patriota)

Ponto de Vista: A questão da Univasf em Salgueiro

Ouça abaixo entrevista de Alvinho Patriota sobre a celeuma envolvendo a construção do Campus da Univasf em Salgueiro. Ele foi entrevistado na Vida FM nesta sexta-feira, 12, e expôs sua opinião pessoal sobre o fato.

Ponto de Vista: Brasil – Resultado eleição 2022

Minhas amigas e meus amigos:

Há quatro anos (2018) tivemos no Brasil eleições a nível federal e estadual – Presidente da República, Governadores, Senadores e Deputados Estaduais. Agora, em 2022 o processo se repetiu.

Naquela oportunidade publicamos nosso Ponto de Vista – Através dos tombos adquirimos o equilíbrio, dizendo dentre outros caminhos, ser preciso seguir a Constituição Federal, embora, quando necessário, passando por reformas amplamente discutidas com a sociedade para não retirar direitos conquistados pelo povo brasileiro. Entretanto não foi isso que vimos, a reforma da Previdência de 2019 retirou direitos de homens e mulheres, notadamente aumentando a idade e o tempo de contribuição para acesso à aposentadoria e outros direitos.

O resultado apertado da eleição presidencial 2022 (1,8%), como o de 2020 para prefeito de nossa cidade, Salgueiro (1,37%), mostra aquilo que sempre defendemos: o equilíbrio de força do povo depositada em seus candidatos, de forma que só um caminho cabe aos eleitos, trabalhar para todos, sem discriminação. Passadas as eleições, devem os palanques serem desarmados, pois na democracia não existe lugar para discriminação ou sobreposição de uma categoria à outra.

Por isso, continuamos defendendo permanente discussão política, ampla, onde se caminhem lado a lado, sem serem atropeladas nem deixando pra trás pessoas que respiram do mesmo ar, que vivem sob a mesma luz pisando no mesmo solo abençoado por Deus!

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista: Resultado da eleição de deputados no Sertão Central

Conforme anunciamos no Ponto de Vista anterior (Ponto de Vista: Eleição de deputado estadual, Sertão Central) o Sertão Central de Pernambuco, que tem Salgueiro como cidade polo e de maior população, mais uma vez não elegeu nenhum representante para a Assembleia Legislativa Estadual e não reelegeu seu único deputado federal Gonzaga Patriota, embora este tenha obtido 67.328 votos, ficando na primeira suplência do seu partido – PSB, ou seja, se Patriota tivesse mais 9.201 votos, teria ocupado a quinta vaga para a Câmara Federal.

Acesse neste link a votação do Sertão Central, compreendendo doze municípios, com os respectivos percentuais de votos para os candidatos a deputados de Salgueiro. Se houvesse a união em torno de um candidato, teria sido eleito com certeza.

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista: Eleição de deputado estadual, Sertão Central

O Sertão Central de Pernambuco, tendo Salgueiro como cidade polo e de maior população, há tempos não conta com representantes eleitos para a Assembleia Legislativa, perdendo força para outras regiões que elegeram seus parlamentares para lutarem pelo progresso regional.

A explicação é simples: no processo democrático as pessoas livremente se apresentam como candidatas, proporcionando uma grande concorrência para poucos votos, de forma que nenhuma consegue se eleger e a região fica mais um período de quatro anos, até a próxima eleição, sem representante que lute por investimentos, como é o caso do Sertão Central.

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista: Eleições 2022 ameaçadas!

Quem pensa que o Presidente Jair Bolsonaro, que vem caindo nas pesquisas eleitorais “está morto” se engana! Estrategista como é, não vai entregar fácil o comando do governo do Brasil.

Essa Nota Técnica assinada no último dia 22 por um secretário do Ministério da Saúde, afirmando que as vacinas contra a covid-19 não possuem efetividade e nem a segurança demonstrada nos ensaios, e que a hidroxicloroquina é que possui eficácia e segurança contra o coronavírus, não foi publicada por acaso e por iniciativa própria, com certeza tem o respaldo do chefe da nação e de grande parte da sua equipe.

É verdade que tal posição vai na contramão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de contrariar a posição da Organização Mundial da Saúde e das principais entidades e autoridades da área no campo científico.

Porém, com essa nota, botaram “lenha na fogueira” com a intenção de elevar a temperatura, não das discussões democráticas, mas, queira Deus, que não leve o país ao caos como tentaram instalar no último 7 de setembro, tudo isso com o único objetivo, inviabilizar as eleições de outubro.

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista: Um exemplo de civilidade do passado

Assistam a essa verdadeira aula há 50 anos, vejam a essência, a inteligência, o respeito, a obediência às leis civis e naturais, não somente do entrevistado, mas, também, dos entrevistadores, dos espectadores e dos demais componentes do evento que jamais se apagará da história da humanidade.

Na época eu estava no limiar da minha vida, saindo da adolescência e buscando me firmar na caminhada, buscando pisar com firmeza em terreno sólido para não tombar e atingir o próximo com minhas fraquezas.

Se escrevo é porque tenho a coragem (que Deus me dá) de gravar o que penso, para que receba as críticas de quem quer que seja, às quais, serão, sem dúvida, parte importante da minha construção, não se apagando jamais da história…

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista: Reflexão sobre combate à corrupção

A respeito da corrupção desenfreada em nosso país, conclamemos os JOVENS a mudar o mundo para melhor.

Creio que um passo importante para a mudança dessa situação vergonhosa, é o ataque para todos os lados pelas pessoas de bem, não aos corruptos e corruptores (porque seria uma guerra sem fim), mas, às ações efetivamente.

Se ao invés de somente criticar, agirmos, por exemplo, fazendo a nossa parte, será um grande avanço e em breve não haverá mais lugar pros corruptores e venceremos a guerra.

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista: Caso Lázaro Barbosa

A gente sabe que Lázaro Barbosa era perigoso, que nunca deveria ter saído da cadeia quando esteve preso sob a proteção do Estado. Se não tivesse sido posto em liberdade, não teria cometido tantas atrocidades, por isso, indiretamente as autoridades são responsáveis por todos os atos causados por um único ser.

Não comungo da satisfação espelhada pelas autoridades, diante da execução de uma pessoa, por perigosa que seja, principalmente porque o Lázaro recapturado com vida, seria um arquivo importante para esclarecer muitos fatos escusos que existem por trás de tudo isso.

Não se concebe que uma única pessoa, por tanto tempo, sem ajuda de outrem possa perdurar, cometendo ilícitos penais. Muito menos que seja sumariamente liquidada, quando se tinha toda condição de ser recapturada com vida.

O Estado Brasileiro perdeu a oportunidade de estudar e descobrir o submundo do crime, da corrupção e tantos viés, ao queimar o arquivo chamado Lázaro Barbosa.

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista: Minha trajetória política em Salgueiro

Durante 36 anos (de 1982 a 2018), fui candidato em Salgueiro, ou seja:

1982 – candidato a prefeito
1988 – candidato a prefeito
1992 – candidato a vereador (eleito)
1996 – candidato a vereador (eleito)
2000 – candidato a vereador (eleito)
2004 – candidato a vereador (eleito)
2008 – candidato a vereador (eleito)
2012 – candidato a prefeito

Depois

2018 – candidato a deputado estadual

Sinto-me honrado, modéstia à parte, embora concorrendo a 9 eleições em 36 anos, combatendo o bom combate, chego a 2021 sem nenhum inimigo.

Espero que cada governo que assuma qualquer função pública, incluindo os representantes eleitos, cumpram seu papel de bem representar o povo, onde estou incluído.

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista: Proposta de economia nacional

Amigas e amigos:

Teremos no próximo domingo, 15 de novembro de 2020 mais uma eleição quando serão eleitos no Brasil 5.570 prefeitas(os), 5.570 vice prefeitas(os) e mais de 57 mil vereadoras(es). Em verdade é uma despesa bilionária que poderia ser reduzida.

Em 2015, sugeri uma redução opcional de 30% dos subsídios dos cargos políticos mediante uma PEC – proposta de emenda da constituição (Ponto de Vista: Quota para cargos eletivos sem remuneração). Se a ideia tivesse sido pelo menos posta em prática, talvez hoje a realidade fosse outra, ou pelo menos teria se dado ao povo a oportunidade de discussão do assunto.

Alguém poderá dizer que essa proposta, em se tornando realidade, não funcionaria, vamos ver? Suponhamos que um candidato a determinado cargo com subsídio de 10 mil, fazendo a opção pela nossa proposta, ainda receberia 7 mil reais. Qual melhor, 10, 7 ou nada? Porque o eleitor na hora de votar, com certeza escolheria o candidato que optou pelo menor salário!

O político investido no múnus público, tem o dever de buscar condições de melhoria de vida da população e não fazer do seu mandato um negócio particular.

Por Alvinho Patriota

Ponto de Vista: Revitalização Programa Água Viva

Amigas e amigos:

Quando estive com mandato de Vereador, apresentei projeto de lei instituindo um programa permanente de revitalização de mananciais públicos do município de Salgueiro, o qual embora aprovado, foi vetado pelo então gestor do executivo.

Na atual gestão a vereadora Paizinha Patriota reapresentou o projeto que após votação da Câmara Municipal, foi sancionado pelo atual prefeito, transformando-se em lei. Porém, faz-se necessário que o poder público, em parceria com a atividade privada busquem efetivas condições para que as ações de fato aconteçam.

Aliás, não é coisa do outro mundo, basta querer, ou seja, fazer projetos voltados para a proteção do meio ambiente, buscar recursos federais nos ministérios competentes e fazer parcerias com a atividade privada.

Em Salgueiro temos o Parque Vida, que embora sem qualquer recurso público, aos poucos tem oferecido a população um ambiente saudável para suas caminhadas, lazer etc.

Por Alvinho Patriota