O Sertão Central de Pernambuco, tendo Salgueiro como cidade polo e de maior população, há tempos não conta com representantes eleitos para a Assembleia Legislativa, perdendo força para outras regiões que elegeram seus parlamentares para lutarem pelo progresso regional.
A explicação é simples: no processo democrático as pessoas livremente se apresentam como candidatas, proporcionando uma grande concorrência para poucos votos, de forma que nenhuma consegue se eleger e a região fica mais um período de quatro anos, até a próxima eleição, sem representante que lute por investimentos, como é o caso do Sertão Central.
Por Alvinho Patriota
Concordo plenamente Alvinho e acompanho com tristeza o atual cenário político do Sertão Central. Com o mais profundo respeito aos postulantes, ou vemos candidatos que não residem em nenhuma das cidades e portanto não terão um compromisso integral, efetivo e prioritário com a Região, ou temos candidatos que se apresentam simplesmente pra compor uma chapa puro sangue em favor de uma legenda indisposta a formação de alianças, ou ainda candidatos pra servir de palanque pra políticos desconhecidos na região, outros ainda sem recursos, sem estrutura, sem apoio popular, sem causas a defender e se forem interrogados talvez nem saibam o motivo da candidatura nem disponham de projeto algum. temos uma região com potencial para eleger ao menos três deputados estaduais e dois federais, para isso eu defenderia uma ampla convenção reunindo lideranças políticas da região independente de espectro ideológico e de partido político levantariam os nomes competitivos e fariam a verificação do potencial de cada um, índices de aprovação, rejeição, popularidade etc… tendo a lista dos candidatos com melhor desempenho, poderiam ser lançados candidatos com perfil mais a direita e outros mais a esquerda. certamente se multiplicariam as possibilidades de êxito. Enquanto isso é apenas uma utopia fico assistindo a perpetuação do atraso de Salgueiro e do Sertão Central frente as outras regiões e cidades polo do Estado. Pois, são preteridas pelos governos estaduais a mais de três décadas, pela ausência de representantes. Diante do exposto declaro meu voto em branco para Deputado Estadual e Federal.