Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Divulgada imagens do lançamento de mísseis contra Líbia

ng1479600Foi divulgada neste sábado a primeira imagem do lançamento de mísseis a partir de navios americanos e britânicos. Segundo o exército dos Estados Unidos, mais de vinte instalações das forças de defesa líbias já foram atingidas. O ditador Muammar Kadhafi telefonou para a tevê estatal e ameaçou atacar alvos no mediterrâneo em resposta a ação internacional. Ele pediu para árabes, africanos, latino-americanos e asiáticos ficarem do lado da líbia.

Cinco países participam da ação militar, que acontece dois dias depois da ONU ter dado sinal verde para a operação. São eles: França, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Canadá e Itália. Caças, navios e submarinos participam dos ataques contra as tropas do ditador Muammar Kadhafi. Por telefone, ele falou na tevê estatal do país e disse que os bombardeios vão provocar uma nova cruzada e que a região do mediterrâneo e do norte da África se tornou uma zona de guerra. Khadafi ameaçou abrir os depósitos de armas do exército líbio para a população lutar.

A Casa Branca informou que a ação de ontem é apenas o começo da operação. Segundo o Pentágono, a princípio o alvo são instalações militares em torno da capital, Trípoli, e da cidade de Misrata. O premiê britânico, David Cameron, defendeu o ataque como necessário e justo.

Os primeiros bombardeios foram realizados por caças da força aérea francesa, que destruíram tanques e veículos de guerra líbios. O chanceler da França informou que a ação internacional deve durar vários dias.

O governo da Alemanha reconheceu que a violência na Líbia precisa acabar, mas anunciou que não vai participar da força aliada. A Rússia lamentou a intervenção armada estrangeira no território líbio.

Fonte: eBand