Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Criança de dez anos morre vítima da dengue; RJ registra 18 mortes este ano

A cada hora, 35 novos casos de dengue surgem no Rio de Janeiro. A Secretaria de Saúde do Estado diz que não há epidemia. Desde o começo do ano, 18 pessoas já morreram. Uma delas foi um menino de dez anos, que morreu nesta sexta-feira.

O menino foi levado ao hospital na última terça-feira com febre e dor de cabeça. Ele foi atendido em uma unidade em Queimados, na Baixada Fluminense. Os médicos suspeitavam de dengue, mas a criança só foi internada no dia seguinte.

No Rio de Janeiro, 26 mil casos suspeitos foram notificados. No mesmo período do ano passado, eles não passavam de 1,5 mil. Na última semana, foram seis mil novas vítimas e 35 pessoas infectadas por hora.

Para conter o avanço da dengue, o governo do Estado, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, decidiu adotar uma estratégia usada pelo governo de Cingapura durante a epidemia registrada entre 2004 e 2005. Em seis semanas, o país do sudeste asiático conseguiu reduzir o número de casos apenas com a mobilização dos moradores. A ideia é fazer o mesmo no Rio.

Os moradores do Morro Chapéu Mangueira, na zona sul carioca, foram os primeiros a receber as orientações. Cento e cinquenta bombeiros percorreram a favela batendo de porta em porta. A mobilização chegou até ao lazer preferido dos cariocas. Uma barraca na praia de Copacabana mostrava os diferentes estágios de evolução do aedes aegypti.

Fonte: eBand