Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Professora salgueirense que está no Rio Grande do Sul fala sobre catástrofe natural: “É uma situação de fim do mundo”

Numa parceria entre a Vida FM e o Blog Alvinho Patriota, o comunicador Armando Sobreira entrevistou nesta quarta-feira, 8, a professora salgueirense Fabiana Venceslau, que cursa doutorado e se encontra no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, capital do Estado, ela presenciou in loco a catástrofe natural que atingiu o estado e descreveu sua impressão do que está acontecendo no Estado como uma “situação de fim do mundo”.

“Estando aqui, tenho uma sensação que não dar para descrever em palavras, dado o cenário que a gente presencia aqui. Eu nunca imaginei estar em uma situação dessa. Muitas pessoas descrevem como situação de guerra, é de fato uma situação de guerra, [mas] eu descrevo pior: é uma situação de fim de mundo”, disse a educadora, que reside em Conceição das Crioulas e viaja frequentemente ao Rio Grande do Sul para cursar o doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Durante a entrevista, a professora tranquilizou os familiares e amigos em Salgueiro, destacando que está abrigada e com acesso a comida, no entanto, se sensibiliza com as pessoas que sofrem perdas, inclusive de vidas, devido às inundações. “Muitas cidades em todo o Estado estão inteiras embaixo d´água, muitas pessoas perderam seus familiares, muitas pessoas não têm mais casa, não têm para onde ir, estão em abrigos”, relatou.

Por conta da situação atípica, Fabiana disse que está difícil conseguindo alguns itens de necessidades básicas, principalmente água mineral, que não se encontra mais nos mercados da cidade. “Nos mercados que a gente foi, água mineral a gente não achou em lugar nenhum e olhe que a gente percorreu muitos mercados”, narrou, dizendo que ainda se encontra alimentação na capital, principalmente onde não faltou energia.

Ela pediu que as pessoas façam doações para as vítimas das chuvas no RS, porque muitas famílias estão precisando de contribuições. “É uma situação em que todo tipo de ajuda é bem-vinda”, destacou.

Fabiana tentou retornar a Salgueiro, mas não conseguiu porque o aeroporto de Porto Alegre teve suas atividades suspensas até o dia 30 de maio. No momento, busca outras alternativas para poder sair do Estado e voltar a Pernambuco.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Professora salgueirense que está no Rio Grande do Sul fala sobre catástrofe natural: “É uma situação de fim do mundo”

  1. Izilda Antonia de Sá

    A Profa Fabiana Venceslau, de Conceição das Crioulas, é uma voz forte que ecoa cruzando as fronteiras, pedindo SOLIDARIEDADE e trazendo Esperanças. Uma voz que se ergue na batalha. Salgueiro está ao lado desta filha da coragem.