Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Comandante britânico diz que força aérea de Kadafi está destruída

forcaA aviação líbia já não existe como força de combate depois dos bombardeios da coalizão Ocidental, declarou nesta quarta-feira o alto oficial da Força Aérea Real (RAF) britânica, Greg Bagwell. “De fato destruímos a maior parte da força aérea (do ditador Muamar Kadafi) “, afirmou o general durante uma visita à base aérea de Gioia del Colle, sul da Itália, onde opera uma parte dos aviões da RAF que participam nas operações da coalizão na Líbia.

“Seu sistema de defesa antiaérea e suas redes de comando e controle estão severamente danificados a ponto que podemos operar quase que livremente em toda a Líbia”, disse o comandante britânico. Ele acrescentou que nenhum avião da RAF foi atacado no decorrer da operação amparada pela resolução 1973 da ONU, que autorizou a imposição de uma zona de exclusão aérea na Líbia com o objetivo de proteger os civis dos ataques do exército leal a Kadafi.

Segundo Bagwell, as forças aliadas haviam tirado “os olhos e os ouvidos” do ditador líbio ao destruir sua capacidade aérea com bombas e mísseis. Desde que começou a operação aliada há quatro dias, as forças internacionais passaram de ataques a alvos militares à plena imposição de uma zona de exclusão aérea. “Temos as forças de terra líbias sob vigilância constante e as atacamos quando ameaçam ou atacam civis”, disse Bagwell. Perguntado sobre quanto tempo os soldados britânicos ficariam no país norte-africano, o comandante respondeu que a permanência depende da resistência de Kadafi em continuar com o conflito.

Fonte: Veja