Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Vegetais devem ser evitados na Alemanha, alerta Anvisa

fickenscherA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota nesta sexta-feira (3) para esclarecer a população sobre o surto recente causado pela bactéria Escherichia coli enterohemorrágica (EHEC) na Europa, que já deixou 17 mortos na Alemanha e 1 na Suécia, além de mais de 1.800 infectados em 12 países, incluindo Estados Unidos e Japão.

A principal orientação da agência é destinada a turistas com destino à Alemanha, que são orientados a evitar o consumo de vegetais como pepinos, alfaces e tomates. O órgão afirmou que medidas restritivas aos alimentos suspeitos da contaminação como pepinos, tomates e alfaces vindos da Alemanha. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estes vegetais não são importados do país europeu pelo Brasil.

Segundo a Anvisa, os principais sintomas das infecções causadas pelas EHECs são cólicas abdominais muito fortes e diarreia com sangue – daí o nome . Os micro-organismos produzem uma toxina chamada shiga (STEC) ou outra denominada verotoxina (VTEC).

Pessoas com o sistema de defesa mais fraco podem desenvolver uma doença chamada síndrome hemilítico-urêmica (SHU), que causa anemia e faz os rins pararem de funcionar.

O primeiro alerta sobre a doença foi emitido em 27 de maio pela Rede Internacional de Autoridades em Inocuidades de Alimentos (INFOSAN) – órgão que mantém relações com a Anvisa -, três dias após o início das investigações sobre o surto na Alemanha. Antes, no dia 22 de maio, o país entrou em contato com o Sistema de Alerta Antecipado e Resposta da Comunidade Europeia (EWRS, na sigla em inglês).

As EHECs podem ser transmitidas aos humanos por meio de alimentos contaminados, especialmente carne e vegetais crus ou mal-cozidos. A transmissão entre pessoas pode acontecer pelo contágio fecal-oral: quando alguém entra em contato com fezes infectadas, não lava as mãos e manipula alimentos que são comidos por outros.

Os especialistas ainda não conseguiram dizer qual foi a origem da contaminação no caso alemão. No começo da semana, alimentos espanhóis chegaram a ser apontados por autoridades alemãs como possíveis fontes da bactéria, mas a Alemanha pediu desculpas formais dias depois, após forte reclamação do país ibérico.

Fonte: G1