Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Umãs completa 70 anos de fundação

sdc13061Distrito de Umãs está completando 70 anos de fundação nesta quarta-feira (05), despontando como uma das comunidades mais desenvolvidas do município de Salgueiro. De acordo com informações de Sávio Barros, a comunidade comemora a data com uma programação simples. Realiza agora de manhã uma alvorada e a noite promove celebração em ação de graças na famosa Igreja de São Sebastião.

Origem – Umãs era um povoado habitado por índios da tribo Aticum Umã. Antes as terras pertenciam à família Sá, nelas moravam um homem chamado Ludovico, provavelmente descendente de índios da tribo Umã. Ludovico possuía vários animais e com freqüência se deslocava a São Gonçalo (Araripina) para comprar mantimentos para a família. Numa destas viagens encontrou uma imagem de São Sebastião. Levou-a para casa e todos os familiares passaram a venerar a imagem.

Em tempos de uma grande seca que atingiu a região, Ludovico decidiu trocar o santo por um garrote com o Capitão Tonheiro. Dias depois se arrependeu e desfez a troca, mas o Capitão Tonheiro não quis o garrote de volta, perdôo a dívida. No ano de 1918 foi formado um mutirão para construir uma capelinha dedicada a São Sebastião. A primeira missa de Umãs foi celebrada em 18 de janeiro de 1941 pelo Pe. Antônio Boot.

A data de fundação de Umãs marcou-se com a realização da primeira feira na comunidade, em 5 de janeiro de 1941. No ano de 1944 foi constatado que a imagem venerada como de São Sebastião, era na verdade do Senhor do Bonfim, mas como a veneração a São Sebastião já era muito forte, o Sr. Osmundo Idalino Bezerra, resolveu doar uma imagem do santo para a comunidade.

O povoado ganhou mais habitantes e foi preciso construir uma capela maior para atender a demanda. Após conclusão da ampliação, a capelinha recebeu imagem do santo padroeiro. O povoado foi oficializado como Distrito no dia 13 de dezembro de 1948.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes