Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Temer: intervenção no Rio deve acabar em setembro

O presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira que pretende acabar com a intervenção no Rio em setembro deste ano. A partir daí, disse ele, o governo retomará a pauta no Congresso para votação da reforma da Previdência. Temer participou de um evento na Associação Comercial de São Paulo, onde foi questionado sobre a suspensão da reforma por conta do processo no Rio.

— Não é improvável, e espero que seja assim, que até setembro, mais ou menos, as coisas estejam entrando nos eixos no Rio de Janeiro, e eu possa fazer cessar a intervenção. Se fizer cessar a intervenção eu tenho uma parte de setembro, outubro, novembro e dezembro para aprovar a reforma da Previdência. Porque hoje já há uma consciência de que ela (a Reforma) é indispensável. E se isso não for possível (a votação), certamente no ano que vem ela será feita — disse ele, sem muitos detalhes.

Na avaliação de Temer, a situação no Rio de Janeiro “ganhou um vulto de falta de institucionalidade”, em que “as organizações criminosas ficaram cada vez mais organizadas”. Por tratar-se de uma vitrine, o presidente disse acreditar que a intervenção pode servir de exemplo para outros estados.

— Se formos duros com o que está acontecendo no Rio acabamos resolvendo o problema dos outros estados de forma exemplar.

Em seguida, o presidente resolveu fazer uma avaliação positiva de sua própria gestão. Disse que seu governo pode ser o melhor que o Brasil conheceu nos últimos anos. E voltou a colocar em pauta também a questão da segurança pública.

— Se num dado momento conseguirmos assegurar a segurança do povo brasileiro, fazer as reformas e a economia continuar crescendo do jeito que está, podemos dizer que fizemos, com toda modéstia de lado, o melhor governo que o Brasil conheceu nos últimos anos – afirmou.

Fonte: O Globo