Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Supervisor do Senar-PE diz que pecuaristas precisam aplicar pesquisas nas atividades

“Pesquisa existe. As instituições estão fomentando esse tipo de trabalho. O que precisa por parte do produtor é pegar esse tipo de conhecimento e aplicá-lo”. É o que afirma o Supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Pernambuco (Senar-PE), Marcos Dornelas, que palestrou nesta quinta-feira (19) no último dia de palestras do ‘1° Seminário Sobre Produção e Comercialização de Carne, Leite e Pele’, realizado no município de Cabrobó. O evento que começou na última quarta-feira (18) termina nesta sexta-feira com uma ‘Visita Técnica’ a uma fazenda de criação de caprinos no município de Dormentes, considerado a capital pernambucana da caprinocultura.

Na palestra que ministrou ontem, Dornelas chamou a atenção dos pecuaristas presentes no encontro para a importância de mudança de postura na atividade. O supervisor destacou que sem uma ponte entre a pesquisa e a atividade o pecuarista acaba perdendo. “Se ele não tem um produto para atender o mercado, ele vai continuar fora desse mercado. Ele continua abatendo clandestinamente, oferecendo ao mercado um produto que não atende as exigências e especificações que o mercado esta necessitando. Infelizmente quem vai sempre ganhar mais é o comerciante que esta no fim do processo, o restaurante o atravessador”, analisou.

O seminário promovido pelo Sindicato Rural de Cabrobó conta com o apoio da Embrapa Semiárido, Senar-PE, Adagro, Sebrae, Prefeitura Municipal de Cabrobó e Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes