Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Relacionamento entre PV e governo ainda é noivado. Casamento só deve sair na próxima semana

11266114mQuem esperava para a última sexta-feira (7) o casamento entre PV e o Governo do Estado vai ter que esperar mais um pouco. Depois de quase duas horas de reunião a portas fechadas no Palácio do Campo das Princesas, a única definição é que o governo vai avaliar o “dote” oferecido pelo presidente estadual verde, Sérgio Xavier. O ex-candidato a governador entregou um documento sigiloso ao secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar. De certeza absoluta tem-se apenas que um dos lados vai ter que ceder para, finalmente, o PV subir no altar e ficar com a Secretaria de Meio Ambiente.

Durante a campanha o PV apresentou postura firme em alguns pontos, criticando o Governo do Estado no crescimento sem sustentabilidade de Suape e na possibilidade de se construir uma usina nuclear por aqui. Após a reunião, em entrevista, Xavier foi questionado três vezes sobre se estaria cedendo para facilitar o matrimônio. Falou, falou mas não disse a quem caberia flexibilizar.

Apesar disso, o noivado parece ir bem. A reunião teve a presença do presidente estadual do PSB, Milton Coelho, do vice-presidente do PV em Pernambuco, Carlos Augusto Costa, o vereador do Recife Augusto Carreras (PV), além de Alencar e Xavier. “Estamos (direções do PV e do PSB) em conversa muito fraterna desde o fim do ano passado. Hoje tivemos uma evolução. Viemos receber formalmente a visita do presidente e do vice do PV para comunicar ao governo a indicação de aproximação do PV com o Governo Eduardo Campos”, disse Tadeu Alencar.

As famílias dos noivos não quiseram revelar o teor do documento. Explicaram apenas que havia propostas do PV para o Governo. “Há muita convergência. Mas, até para garantir que essa aproximação tenha solidez, vamos discutir estes pontos. Ao longo da semana vamos ter a conclusão deste processo. Queremos que o PV participe de modo efetivo do Governo.

Esta é a forma mais orgânica de participação. Queremos que o casamento seja de papel passado”, explicou o secretário da Casa Civil.

“O PV está, neste momento, sintonizado com essa possibilidade de contribuir”, complementou o presidente do PV e, muito provavelmente, futuro secretário de Meio Ambiente.

Sérgio Xavier justificou a aproximação com o Governo como uma estratégia para sair do isolamento político. “O PV estava numa posição de isolamento nos últimos dois anos. Terminou o processo eleitoral, inicia um novo ciclo”, afirmou. “(O casamento) não é uma coisa fora de contexto”, acredita.

Xavier garantiu que o partido respeitará a posição do deputado estadual eleito Daniel Coelho (PV), que se mostra – até agora – terminantemente contra a adesão de sua legenda ao Governo do Estado. “O partido tomou uma decisão formal. A grande maioria do PV está acompanhando este processo, discutindo, apresentando suas discordâncias, mas num contexto de construir este processo. Respeitamos quem pensa diferente. É uma coisa natural da democracia. O deputado tem o direito de pensar diferente, mas o Partido Verde tem uma posição, que é essa de aproximação com o governo”.

O presidente estadual do PV disse entender que neste momeno haja opiniões que ele classifica como “enfáticas”, mas que a tendência é que tudo caminhe para um diálogo interno. “Acho que o partido vai conseguir esta integração”.

Por enquanto o governador Eduardo Campos (PSB) não participa das discussões do noivado. Deve aparecer sob os holofotes apenas na hora do “sim”.

Fonte: ClipMail Partido verde