Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Quem é o primeiro homem da Fifa a admitir corrupção

De todas as histórias que emergiram do escândalo de corrupção na Fifa, uma das mais espetaculares é a do americano Chuck Blazer, ex-membro do Comitê Executivo da entidade e agora o primeiro a admitir às autoridades que recebeu propina relacionada à escolha da África do Sul como sede da Copa do Mundo de 2010.

Em um depoimento concedido a autoridades dos Estados Unidos em 2013 – cuja transcrição foi divulgada pela primeira vez nesta quarta-feira – ele afirma que também recebeu suborno pela escolha da sede da Copa de 1998 e se declara culpado de 10 acusações, entre elas sonegação fiscal.

As informações implicam uma série de outros altos executivos da Fifa. Na semana passada, 14 pessoas foram acusadas de suborno, formação de quadrilha para extorsão e lavagem de dinheiro.

O Departamento de Justiça americano afirma que a entidade aceitou propinas e comissões estimadas em mais de US$ 150 milhões durante um período de 24 anos.

A investigação, divida entre Estados Unidos e Suíça, levou à renúncia do presidente da Fifa, Sepp Blatter, dias após sua reeleição para um quinto mandato.

Mas, para um homem cuja carreira acabou por ser a epítome das alegações contra a entidade máxima do futebol mundial, pode ser surpreendente – ou, talvez, pertinente – que Chuck Blazer nunca tenha atuado no esporte.

“Chuck sabe muito sobre futebol, mas nunca percebi nele nenhuma paixão real pelo jogo”, disse Doug Logan, outra figura proeminente no futebol dos Estados Unidos, disse ao site Buzzfeed. “Ele é o que eu chamo carinhosamente de suit (a palavra “terno”, em inglês, usada como gíria para burocrata).”

Fonte: BBC Brasil