Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Quase 36 milhões de espanhóis vão às urnas em eleições no país

Quase 36 milhões de eleitores vão às urnas na Espanha neste domingo para votar nas eleições gerais, nas quais todas as pesquisas dão como vencedor o conservador Partido Popular (PP). A crise econômica, com índices recordes de desemprego, é apontada como principal fator para a prevista derrota dos socialistas que estão desde 2004 no poder.

Um total de 35.779.208 cidadãos – 700 mil a mais que na votação anterior, de 2008 – poderão escolher os 350 deputados para o Congresso (Câmara Baixa) e 208 senadores da décima legislatura e determinar o governo que vai dirigir o país durante os próximos quatro anos. Os colégios eleitorais abriram as portas às 9h no horário local (6h de Brasília) e vão fechar às 20h (17h de Brasília).

O Partido Popular, liderado por Mariano Rajoy, conquistou apoio ao prometer romper com a política econômica e reduzir a taxa de mais de 21% de desemprego.

A última pesquisa do estatal Centro de Investigações Sociológicas (CIS) prevê que os conservadores elejam 195 dos 350 deputados do Parlamento. Os socialistas (do PSOE), chegariam a 121, seu pior resultado desde 1977. A estimativa do instituto de pesquisas Metroscopia para o jornal El País dá 44,8% ao PP e 30% ao PSOE.

Apesar da ampla margem de intenção de votos, o candidato conservador não provoca muito entusiasmo entre a população. Segundo a pesquisa do CIS, Rajoy inspira “pouca” ou “nenhuma” confiança em 71,3% dos entrevistados. Quase alcançando o primeiro-ministro Zapatero, que supera os 80%.

Fonte: Último Segundo