Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Protestos em Kandahar por queima de Corão deixam 9 mortos

afeganistao1Nove pessoas morreram neste sábado em Kandahar em novos protestos contra a recente queima de um exemplar do Alcorão nos Estados Unidos, um dia depois da morte de sete funcionários da ONU no ataque mais violento contra as Nações Unidas desde a invasão do Afeganistão em 2001.

Os protestos deste sábado começaram no centro de Kandahar, sul do Afeganistão, e se ampliaram a outros pontos. A polícia enfrentou os manifestantes, que seguiam para os escritórios da ONU e para os edifícios do governo provincial. “Hoje, como resultado das violentas manifestações em Kandahar, 73 pessoas ficaram feridas e nove morreram”, afirma um comunicado da administração local. Além disso, 17 pessoas foram detidas.

De acordo com testemunhas, cerca de duas mil pessoas saíram neste sábado às ruas da cidade, a mais importante do sul do país, contra a queima pública de um Corão em 20 de março, em uma igreja da Flórida (EUA), em ação liderada pelo pastor Wayne Sapp.

A polícia, que segundo Karzai ainda tenta dispersar a multidão, disparou contra os manifestantes, de acordo com a versão de várias testemunhas. O chefe do Departamento de Saúde de Kandahar, Abdul Qayum Pujla, tinha dito pouco antes que havia quatro mortos e 30 feridos pelos protestos, mas precisou que vários dos feridos estavam sob tratamento em estado grave.

Durante o proposto os manifestantes gritaram palavras de ordem contra os Estados Unidos, assim como ocorreu na sexta-feira em outras cidades afegãs, como Zaranj, Herat e Bamiyan.

O protesto mais grave de sexta-feira, no entanto, ocorreu na cidade de Mazar-i-Sharif, no norte do Afeganistão, onde a multidão assaltou a sede local das Nações Unidas e assassinou sete funcionários da organização e cinco civis.

A ação de Sapp desencadeou uma onda de condenações entre as autoridades do mundo islâmico, entre elas a do presidente afegão, Hamid Karzai, que qualificou o caso como um “crime contra uma religião” e exigiu um castigo judicial contra o pastor.

Fonte: Terra

Um comentário sobre “Protestos em Kandahar por queima de Corão deixam 9 mortos

  1. jerusio Dinamarques

    A intolerância religiosa é crime, com fundamento na liberdade de culto, preconizada na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Embora não concordemos com procedimentos retrógrados e absurdos de uma fatia de praticantes do islamismo, não é por isso que temos que aguçar uma rivalidade que por mais que se tente apaziguar, está latende, principalmente, entre muçulmanos e americanos,. Esse tipo de provocação descabida, capitaneada pelo pastor americano poderá desencadear consequências de proporções imprevisíveis. Torcemos para que haja retratação, sob pena de termos que lamentar mortes de milhares de inocentes, a partir de uma postura ridícula e irresponsável.
    Sinceramente não vejo solução em agir tal qual o pastor John Piper. Cristãos que já são perseguidos nos países onde o islamismo é predominante, agora muito mais serão, pessoas morreram. Sou cristão, porém de maneira nenhuma considero tal barbaridade e a inconseqüência do pastor como ato de um cristão transformado. http://inatriosolii.blogspot.com/