Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Professores de Serra Talhada protestam por reajuste salarial nesta segunda-feira

Liderados pelas professoras Veraluza e Ana Xavier, que criaram o Movimento Livre, e pela Associação dos Professores de Serra Talhada (APROST), profissionais da Rede Municipal de Educação de Serra Talhada fazem um protesto nesta segunda-feira, 21. A categoria reivindica principalmente um posicionamento da prefeitura a respeito do pagamento do novo piso salarial, com reajuste de 33,24%.

A concentração acontece a partir das 8h em frente à prefeitura, de onde os professores saem em passeata em direção à sede da Secretaria de Educação, com uma parada na Praça Sérgio Magalhães. Além do reajuste, os professores vão cobrar valorização do Plano de Cargos e Carreiras; contratações através de concurso público e extinção de um desconto de 14% nos salários.

O presidente da APROST, Carlos Antônio, lembra que várias cidades de Pernambuco já começaram a pagar o novo piso, mas Serra Talhada ainda não anunciou o reajuste. A gestão municipal argumenta que o aumento pode ocasionar um furo no teto de gastos. Carlos afirma que isso é algo que a prefeitura deve resolver, sem penalizar os professores. “A cada dia que passa, a situação se agrava, principalmente no que se refere ao retroativo dos aposentados. Então, precisamos de uma solução urgente. É um direito adquirido e não um favor”, argumenta.

Da redação do Blog Alvinho Patriota