Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Primeiro dia de Prova da segunda fase da UFPE

vestibularO primeiro dia da segunda fase do Vestibular 2011 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi marcado pela queda na abstenção e pela qualidade das provas. Depois dos sérios problemas no Enem – exame que substituiu a 1ª fase da seleção elaborada pela Covest – os cerca de 36.500 feras fizeram as provas com tranquilidade e, boa parte deles, aprovou o nível das questões. As provas seguem nesta segunda-feira (6), quando os feras responderão a 32 questões de disciplinas específicas.

Neste domingo, 4.473 feras faltaram às provas, o que representou 10,91% dos 40.981candidatos inscritos. O número foi inferior ao do ano passado, quando 5.392 feras faltaram ao primeiro dia do exame. A presidente da Covest, professora Lícia Maia, comemorou o índice. “É um bom sinal, porque foi uma abstenção bem menor do que a do primeiro dia da UPE [cujo índice de faltosos ficou em 20,42%, ou seja, 7.667 candidatos]”, disse.

Os candidatos fizeram provas de português I, com duas questões discursivas, e química ou história, dependendo do curso escolhido. Para a maioria dos estudantes, o primeiro dia de provas foi tranquilo. O fera João Lucas Lima, de 19 anos, que concorre a uma vaga em medicina pela segunda vez, aprovou o nível da prova. “Eles procuraram diversificar os assuntos, mas com temas dentro do esperado. Fiz uma boa prova, só tive dificuldade em responder duas das 16 questões de química”.

O nível das provas deste domingo também foi aprovado pelos professores do Colégio Motivo. Para Mário Sérgio, de português, os feras que estudaram durante o ano responderam com tranquilidade as duas questões discursivas de português “As questões trouxeram uma reflexão em relação à linguaguem, explorando a interpretação de texto dos alunos”, disse.
 
Sobre a prova de história, o professor Axel Alves afirmou que os assuntos abordados foram dentro do esperado. “Foi uma boa prova, sem contestações”, disse. Já a prova de química teve uma de suas questões contestadas pelo professor Edilson Gomes. Segundo ele, o quesito de número 4 apresentou informações contrárias. O texto do enunciado informou que a reação química retratada era endotérmica, enquanto os dados da questão informaram que a reação é exotérmica (delta negativo).

Fonte: Jc Online