Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Prazo final para Grécia é até fim da semana, diz Conselho Europeu

A Grécia tem até o final da semana para chegar a um acordo com os europeus para conseguir ajuda financeira, afirmou nesta terça-feira (7) o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, após reunião dos lideres da zona do euro em Bruxelas.

“Até agora tenho evitado falar em prazos finais. Mas hoje tenho que dizer alto e claro, que o prazo final termina esta semana. Todos temos responsabilidade pela crise e responsabilidade de resolvê-la”, afirmou.

“Queremos consenso sem perdedores ou ganhadores”, afirmou Tusk. “Se isso não acontecer, significará o fim das negociações, com todas as possíveis consequências, incluindo o pior cenário, em que todos perderemos”. “Não tenho dúvidas de que esse é o momento mais crítico da nossa história, da União Europeia e da zona do euro”.

Programa expirado
No último dia 30, expirou o programa de ajuda à Grécia, existente desde 2012 e firmado por meio de um mecanismo criado pelos europeus para ser temporário, conhecido como EFSF. A Grécia ainda tinha € 1,8 bilhão a receber por meio desse mecanismo, mas o governo recusou as condições de austeridade impostas, que incluíam aumento de impostos e cortes nas aposentadorias.

Com o prolongamento da crise na Europa, o EFSF foi substituído pelo Mecanismo de Estabilização Europeia (ESM, na sigla em inglês), que é permanente e o único canal para novas ajudas das instituições europeias a países em crise. É para o ESM que deverá ser direcionado o novo pedido grego de ajuda.

No domingo (5), os gregos foram às urnas e disseram “não” às duras condições impostas pelos europeus, em um referendo convocado por Alexis Tsipras, que acredita que o resultado dá mais força à Grécia nas negociações de ajuda. Sem um acordo, o país pode acabar deixando a zona do euro.

Fonte: Globo.com