Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Para petistas, Congresso não é ‘apropriado’ para investigar Palocci

11047018Depois de três horas de reunião com o presidente do PT, Rui Falcão, governadores petistas saíram nesta segunda-feira, 23, em defesa do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, que a oposição quer levar ao Congresso para explicar a origem de seu patrimônio. Para o governador da Bahia, Jaques Wagner, o Congresso é uma Casa política, e não o local apropriado para investigações.

“Por que o Congresso?”, perguntou Wagner, após o encontro na residência oficial do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. “A gente sabe o que é o Congresso, com todo o respeito. O Congresso pega cada tema para fazer luta política. Se querem esclarecimento, o melhor caminho é o do Ministério Público Federal.”

Wagner disse que tanto o apartamento de Palocci, comprado em 2010 por R$ 6,6 milhões, como o seu escritório – adquirido no ano anterior por R$ 882 mil – estão registrados no nome do ministro. “Quem quer fazer o caminho escuso não compra algo em seu próprio nome”, disse o governador da Bahia. “Quem tem um faturamento que não quer ver revelado usa o expediente do laranja, de caixa 2.”

O governador da Bahia chegou a telefonar para Palocci, manifestando solidariedade. Quando era ministro de Coordenação Política, no governo Lula, Wagner teve vários embates com Palocci, à época titular da Fazenda. “Quero insistir que há um homem público, mas não tem coisa pública envolvida nesse episódio”, disse Wagner.

Reportagens publicadas nos últimos dias mostraram que pelo menos 20 clientes da empresa de consultoria Projeto – de propriedade de Palocci – tinham negócios com o governo federal.

Menos crítico do que Wagner em relação à oposição, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, disse que convocações de ministros para depor, no Congresso, fazem parte do “cotidiano”. “Ninguém deve ver nisso uma tentativa de desestabilização”, comentou Déda.

Fonte: Estadão

4 comentários sobre “Para petistas, Congresso não é ‘apropriado’ para investigar Palocci

  1. MARRETA

    Vai começar o inferno astral do povo brasileiro…O constrangimento da população quando ve certas atitudes dos homens publicos, e apoiado por seus pares, quase sempre tambem homens ligados a politica como é o caso do governador baiano,e outros, deixa um gosto amargo de desesperança neste país.Será que nossos filhos e netos terão ainda que conviver com escandalos a vida toda?O Brasil tem por meta “tudo que é bom para os EUA é bom para o Brasil”No ultimo programa dominical de uma emissora de tv aberta, o programa mostrou como se trata aqueles que descumprem a lei como foi o caso do “chefão”frances do FMI, punido severamente com seriedade pra respeito da população.Aqui, o ministro poderia acabar com a polemica indo simplismente ao povo e mostrar como se faz pra aumentar vertiginosamente o seu patrimonio.Talvez assim, muitos brasileiros seguissem seu exemplo e tambem multiplicassem por vinte o seu patrimonio, em breve seríamos um pais de ricos…Não é justo o Fisco que persegue a todos em busca de pequenas falhas na declaração anual do IR pra cobrar o imposto devido e saber a evolução rapida do patrimonio do declarante.Claro que experts em Fisco estão em todo canto.A noticia em jornais do mundo abala ainda mais a nossa seriedade,a presidente da republica tida como durona, se blindar o ministro vai começar a cair nas graças dos humoristas de plantão e na antipatia popular.O sr Palloci deveria ter sido nomeado ministro da habitação e poderia fazer com casas, o que Jesus fez com os pães.