Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Pacto pela Vida fracassa em 2011

Um dos programas mais elogiados do Governo de Pernambuco, que tirou o estado da posição de mais violento do país, não obteve bons resultados em 2011. Mesmo com toda mobilização da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), para combater a criminalidade no Estado, o ano passado registrou apenas uma morte a menos que em 2010.

Em 2011 foram registrados 3.494 crimes violentos letais intencionais (CVLI), ao passo que no ano anterior o Estado registrou 3.495 CVLI. Os dados foram apresentados em entrevista coletiva concedida pelo secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, nesta terça-feira (03) em Recife.

Ao ser questionado sobre o baixo índice de diminuição de homicídios em 2011 com relação a 2010, o secretário pôs a culpa nas mudanças da legislação penal que deixaram mais brandas as punições para as pessoas que portam armas de fogo ilegalmente. Com as modificações na lei, afirmou secretário, a pessoa que for flagrada portando arma sem autorização pode pagar fiança na delegacia e ser liberado.

“Se uma pessoa tem intenção de praticar um homicídio e nossa polícia prendê-lo, levá-lo para a delegacia, ele pode pagar fiança, ser solto, adquirir outra arma e cometer o crime facilmente”, disse o secretário.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes