Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Operação prende 14 pessoas acusadas de fraudar concurso público

concursofraudeAs polícias civil e militar e a Secretaria de Ressocialização de Pernambuco (Seres) apresentaram, na tarde desta segunda-feira (8), o resultado a Operação Gabarito 171. A ação teve início em dezembro do ano passado com o objetivo de investigar um esquema de tentativa de fraude no concurso para o cargo de agente de segurança penitenciária da Seres. A prova foi realizada no último domingo.

Na ação, 14 candidatos foram autuados em flagrante por tentativa de fraude, nas cidades do Recife, Palmares e Serra Talhada, e encaminhados a presídios no estado. Eles foram pegos ao saírem das salas de aula com o que a polícia chamou de “kit fraude”: um aparelho de celular, um ponto eletrônico e um bluetooth preso ao corpo. Através do ponto eletrônico localizado no ouvido, os candidatos receberiam mensagens durante as provas.

De acordo com o superintendente de capacitação e ressocialização da Seres, Edvaldo Vitório, o concurso não será anulado, uma vez que todas as denúncias foram investigadas e não houve fraude no certame. “Graças ao trabalho de inteligência da polícia conseguimos detectar interesses de fraudar o concurso, mas não houve indício de fraude nas prisões”, garantiu.

Apesar da semelhança dos casos, a polícia acredita que mais de uma quadrilha esteja atuando no esquema. Cada candidato preso declarou que pagou R$ 5 mil para receber o gabarito da prova. Caso fossem aprovados, desembolsariam mais R$ 10 mil ao líder do esquema.

Fonte: Diário de Pernambuco