A possibilidade da não realização das tradicionais festas no Sítio Lajes dentro da programação da Missa do Vaqueiro 2024 tem deixado muita gente em Serrita indignada. Um desabafo bastante representativo dessa revolta foi feito pelo comunicador Luiz Carlos Macaé na noite dessa sexta-feira, 14. O apresentador do programa “Café com Macaé”, serritense e entusiasta da cultura do vaqueiro, postou vídeos em seu perfil do Instagram cobrando união dos três grupos políticos do município para que as festividades ocorram em 2024.
“Eu vim aqui falar para os grupos políticos, para os líderes, que não deixem isso acontecer não. Da mesma forma que Luiz Gonzaga se uniu com Pedro Bandeira e João Câncio, vamos se unir para fazer a festa. A festa não é de político A, B ou C, a festa é do povo de Serrita. A festa é um patrimônio do Estado de Pernambuco e do Nordeste. Vamos se juntar, vamos descer dos palanques, a política é de agosto a outubro”, manifestou.
Reforçando a importância cultural e econômica do evento para o município, o comunicador se colocou à disposição para ser um elo entre os três grupos políticos, no intuito de viabilizar a realização da popular festividade do Jacó. “Vamos fazer uma festa bonita, Serrita merece uma festa bonita. Ainda há tempo, só não dar mais tempo quando a gente não quer, quando há falta de interesse. O comércio clama, os jovens, as pessoas que vêm de fora celebrar esse momento, que é um Réveillon para nós nordestinos”, apelou, informando que hoje visitará representantes dos três grupos políticos para tratar do assunto.
Entenda
Mais uma vez a Missa do Vaqueiro de Serrita está envolvida numa polêmica entre a prefeitura e a Fundação Padre João Câncio. Essa semana o prefeito do município fez uma live acusando a oposição, em conluio com a fundação, de impedir o governo municipal de organizar o evento, tornando a fundação única responsável pelas festividades. Posteriormente, a presidente da entidade, Helena Câncio concedeu entrevista à Salgueiro FM, informando que iria realizar apenas a parte cultural da Missa, afirmando que não existe qualquer obstáculo para a prefeitura fazer os shows musicais. Em meio a essa confusão, as tradicionais festividades no Sítio Lajes podem não ocorrer pela primeira vez em anos.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
É absurdo uma festa da magnitude que é esta no meio dessa richa politiqueira que nao leva a nada apenas ao retrocesso. isso e uma vergonha, Essa festa eleva o nome do municipio de serrita a nivel nacional