Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Nova Mamoré é contemplada com duas ambulâncias do projeto SAMU-192

samu29225Município de Nova Mamoré, no Estado de Rondônia,22.552 habitantes, foi contemplado com dois veículos ambulâncias tipo SAMU- 192, para os serviços de atendimento móvel de urgência/emergência no município, uma destinada à Unidade Mista Antônio Luiz de Macedo e a outra para atender o Posto de Saúde do Distrito de Nova Dimensão.

A reunião ocorreu na última quinzena do mês anterior, na Regional de Saúde de Porto Velho, o Secretário de Saúde Dejalma Pereira da Costa e sua equipe técnica e mais os representantes dos Municípios de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Porto Velho e Guajará-Mirim, que também foram contemplados, ouviram dos técnicos do Ministério da Saúde, que o prazo para a entrega dos veículos aos municípios é ainda no primeiro semestre do ano.

O Secretário de Saúde, disse que “a implantação do SAMU-192 (Serviço de Atendimento Móvel de urgência/emergência” no município, é uma conquista que implicará em um melhor atendimento pré-hospitalar”, que além dos veículos, o Ministério de Saúde vai repassar para o município um valor de R$ 12.500,00 mensal para o custeio e manutenção das ambulâncias.

Fonte: Portal Rondônia

3 comentários sobre “Nova Mamoré é contemplada com duas ambulâncias do projeto SAMU-192

  1. Alberto

    Constantemente leio comentários acerca da ausência de ambulância do SAMU em Salgueiro. Creio que o fato de o nosso município não contar com tal serviço é, única e exclusivamente, falta de interesse político. A cidade de Nova Mamoré, citada na reportagem acima, fica apoucos quilômetros da fronteira Brasil/Bolívia e tem uma população equivalente a 1/4, ou menos, da população do bairro do Prado. Nem de longe lembra a ” fervilhante ” Salgueiro. Quais serão os critérios para distribuição desses veículos? Estarei certo quando falo do desinteresse dos nossos representantes?

  2. arnaldo luciano de alencar

    Salgueiro,acho eu que mesmo que queira uma anbulância não vai poder receber,a não ser que venha um hélicoptero por conta da buraqueira em que se encontra nossa cidade.

  3. Rodrigo

    Quando será que poderemos contar com ambulancia SAMU no nosso municipio? Uns dirão que não ha necessidade a curto prazo,outros que não temos profissionais capacitados para assumi-las,outros até, que é falta de boa vontade dos governantes.A nossa cidade encravada entre duas rodovias movimentadas, sem um serviço emergencial de socorro imediato, não dá pra entender.Ficar a mercê de pessoas ou policia rodoviaria sem equipamento seguro é um risco a todos nós.Todos os dias, acontecem acidentes no nosso municipio,ainda outro dia um advogado ao socorrer um acidentado poderia ter causado danos por não ter conhecimento na area de como manipular um acidentado, na busca e ausencia de socorro fez o que era serviço dos bombeiros ou Samu.Todavia nem sempre issto é possivel, uma lesão pode ser causada por manipulação incorreta feita por leigos na tentativa de socorro.Nossos governantes precisam entender a importancia estrategica da nossa cidade,a pressão pelo voto é o melhor remedio ao politico que faz descaso,precisamos fechar os olhos ao partidarismo, ao clientelismo, ao voto de familia ou “cabresto”precisamos dar credito a aquele que luta e vai fundo pelo seu povo, por aquele que luta com garra, que quer ver seu municipio ser destaque por boa saude, boa educação, progresso,paz, prosperidade, limpeza urbana…e uma serviço emergencial pra nossas necessidades.