Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Nações Unidas pedem medidas urgentes para lixo eletrônico

lixoeleEstudo elaborado por especialistas da ONU alerta para consequências perversas para o meio ambiente e a saúde pública; relatório prevê que, entre 2007 e 2020, o lixo provocado por computadores velhos na África do Sul e na China irá duplicar para 400%. Muitos países em desenvolvimento enfrentam o pesadelo de toneladas de lixo eletrônico com consequências perversas para o meio ambiente e a saúde pública. O alerta foi lançado nesta segunda-feira em Bali, na Indonésia, em estudo publicado por um grupo de especialistas das Nações Unidas.

O documento indica que a venda de produtos eletrônicos, incluindo celulares, computadores, máquinas digitais de fotografia e televisores, vai aumentar de forma significativa nos próximos 10 anos, em países como a China e a Índia, e em continentes como África e América Latina. Os especialistas recomendam a tomada de medidas urgentes na forma como esses materiais são recolhidos e reciclados.

O relatório prevê que, entre 2007 e 2020, o lixo provocado por computadores velhos na África do Sul e na China irá duplicar para 400%. O documento alerta para a forma inadequada como o lixo eletrônico é gerido na China. A maior parte dos materiais são incenerados em locais ilegais para a coleta de metais valiosos como ouro. A prática libera poluição tóxica e uma taxa muito baixa de recuperação de metais quando comparada a infraestruturas sofisticadas de reciclagem.

O diretor-geral do Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, Pnuma, Achim Steiner, disse na cerimônia de lançamento do relatório que é urgente criar sistemas mais eficazes de coleta e gestão de lixo eletrônico na China. Ele indicou também que países como Índia, Brasil e México enfrentam problemas crescentes de saúde pública e degradação ambiental se a reciclagem de lixo eletrônico continuar sendo feita pelo setor informal.

Fonte: Radio ONU

Um comentário sobre “Nações Unidas pedem medidas urgentes para lixo eletrônico