Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Municípios não respeitam Lei da Transparência

O ano de 2013 está chegando ao fim e muita coisa deixou de ser feita ou cumprida pelos gestores, principal­mente, no que diz res­peito a Lei Complemen­tar nº131/2009, conhecida como Lei da Transparência.

Desde o dia 27 de maio des­te ano, que todos os municípios brasileiros, sem exceção, têm por obrigação dar transparên­cia dos seus atos por meio do Portal da Transparência, mas, no entanto, o que se vê, é um claro desrespeito a Legislação. Já que dos 102 municípios alagoanos, apenas 15 dão pu­blicidade aos gastos do dinhei­ro público, conforme dados do Sistema Integrado de Contro­le e Auditoria Pública (Sicap), do Tribunal de Contas do Es­tado de Alagoas (TCE/AL), o que totaliza 14,7%.

No acompanhamento de envio de informações do Portal da Transparência do TCE/AL, último mês de 2013, apenas os municípios da Barra de São Miguel, Boca da Mata, Cam­po Alegre, Jequiá da Praia, Major Izidoro, Mata Grande, Messias, Ouro Branco, Pau­lo Jacinto, Penedo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e Senador Rui Pal­meira enviaram os dados fi­nanceiros. Esses se utilizam da ferramenta do próprio Tri­bunal de Contas para atender à Legislação.

Ainda de acordo com o site da Corte de Contas, os muni­cípios de Marechal Deodoro e São Brás disponibilizam seus dados e portais próprios.

As duas maiores cidades do Estado – Maceió e Arapiraca – não informam seus dados, con­forme o portal.

A Corte realizou um con­vênio com os municípios e dis­ponibilizou sua ferramenta de divulgação de dados financeiros para tentar resolver o problema da falta de transparência das prefeituras e câmaras municipais, o que parece ter sido um esforço em vão, já que das 78 unidades gestores, apenas 15 são prefeituras, sendo a grande maioria de câmaras e fundos municipais.

Fonte: Tribuna Hoje