Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

MPPE constata graves irregularidades no Hospital Municipal de Mirandiba

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação ao prefeito de Mirandiba, Bartolomeu Tiburtino, para que tome medidas necessárias, possibilitando que a Unidade Mista Ana Alves de Carvalho (UMAAC). Em uma inspeção na unidade, feita pela Gerência Regional de Saúde, o MPPE foi informado da existência de um quadro preocupante de deterioração e falta de pessoal no hospital gerido pela prefeitura, o único serviço de atendimento hospitalar do município.

A promotora Bianca Cunha de Almeida Albuquerque recebeu denúncias sobre o estado precário da unidade e requisitou uma equipe da VII Geres para fazer uma inspeção no local. Foram constatadas várias irregularidades, inclusive algumas que chegam a colocar em risco a vida dos profissionais e pacientes.

Segundo o MPPE, entre as irregularidades encontradas estão falta de tampa das lixeiras na sala de urgência e emergência; materiais usados para perfurar e cortar, assim como o biológico, depositados junto com o lixo comum; materiais esterilizados sem data de validade; soluções antissépticas em depósitos abertos; poucos lençóis; ventilação e iluminação insuficientes; água imprópria para o consumo; banheiros inaptos para o uso e camas enferrujadas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

3 comentários sobre “MPPE constata graves irregularidades no Hospital Municipal de Mirandiba

  1. antonio joão de carvalho

    O Profissional de biossegurança não está relacionado ao porte do município, e sim as boas práticas na saúde, orientar os profissionais de saúde dentro de clínicas, hospitais, laboratórios, unidades de saúde( seja de pequeno porte ou não) etc… além de laboratórios de pesquisa de pequeno e grandes portes, a biossegurança nasceu justamente a partir desta necessidade, hoje abrange um um espaço bem maior, por tanto não é exagero é um hospital e precisa de profissionais desta área sim assim como outros profissionais. Esta é uma realidade da saúde em todo o Brasil sabemos disso é claro, mas com saúde não podemos improvisar, brincar e fecharmos os olhos, você é Sanitarista eu sou Biólogo e conhecemos a atuação da Biossegurança e sabemos a importância deste profissional.{ ( ” Entre as falhas encontradas, a sala de urgência e emergência possui lixeiras sem tampa( tem que está tampadas); os materiais usados para perfurar e cortar, assim como o Biológico, são depositados junto com o lixo comum ( errado); materiais esterilizados sem data de validade ( falta orientação); soluções antissépticas em depósitos abertos (errado); ventilação e iluminação insuficientes; poucos lençóis; água imprópria para o consumo humano; camas enferrujadas( falha ); banheiros inaptos ao uso e lixo e entulhos na sala de parto)}, o que está neste parentese é falha de biossegurança, e se falha como é que você disse que não precisa do profissional. Simplesmente falta de orientação, como não existe este profissionais no hospital, os profissionais da saúde disponíveis teriam que acumular esta ( se capacitarem com cursos de curta duração) para suplir a necessidade. Aposto que o descarte do lixo hospitalar é feito no lixo comum colocando em risco a vida dos profissionais da limpeza e a população. Eu já vi relatos de remédios vencidos descartados no lixo comum em locais abertos ao ar livre pra quem vai e vem e isto vem de longe não é de agora mas, é uma prática condenável pela a biossegurança, que persiste não só em Mirandiba mas em muitas cidades. Ai você fala que é EXAGERO, isto, estas falhas vão pôr em em risco a saúde da população independentemente se a cidade é de grande porte, médio ou pequeno, não faz diferença. Agora se não tem recursos é como disse recruto outros profissionais e capacite-os, para suplir as necessidades.

    1. gabriela braga silva

      minha nossa quando pesamos q já vimos de tudo em MIRANDIBA ela continua nos surpreendendo ” SORO VENCIDO, LIXO NO HOSPITAL,MATERIAIS DE CIRURGIA ENFERRUJADOS, CAMAS ENFERRUJADAS QUE DERRUBA OS PACIENTES ,INSETOS , LAVANDERIA E COZINHA JUNTAS, FARMÁCIA QUE O FARMACÊUTICO NÃO ANDA NEM LAR PARA VER AS CONDIÇÕES DOS MEDICAMENTOS, AMBULÂNCIA QUE SÓ SERVE DE ENFEITE OU PARA OS MOTORISTAS IR PARA CASA COMER E DORMI E QUANDO UM PACIENTE PRECISA TEM QUE PEDI AUTORIZAÇÃO PARA LEVÁ-LO PARA OUTRO HOSPITAL.. GENTE SE FOR PARA FALAR TODOS OS PROBLEMAS DA UNIDADE DE SAÚDE DE MIRANDIBA VOU PASSAR O DIA ESPERO QUE VOCÊS QUE MORA NESSA LAMENTÁVEL CIDADE QUANDO ADOECEREM NÃO ESPEREM PARA MORRER PROCUREM UM HOSPITAL QUE TENHA UM MEDICO QUE LHE ATENDA POIS AI O MEDITO FICA NO REPOUSO E MANDA MEDICAR O PACIENTE SEM NEM VIM OLHAR PARA A CARA DELE .