Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Mototaxistas e motoboys de Petrolina realizam protesto nesta sexta-feira para cobrar ações do poder público

Eduardo Campos e José Vicente

Os mototaxistas e motoboys de Petrolina estão com medo de serem parados em blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e acabarem multados por não possuírem placas vermelhas nas motocicletas. A categoria entrou em estado de alerta porque a partir de 21 de novembro, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), todas as motos usadas para o transporte remunerado de carga e de passageiro deve ser identificada com placa vermelha. A legislação deverá ser aplicada imediatamente nos municípios que possuem regulamentação específica para mototaxistas e motofretista, como Petrolina.

De acordo com o presidente da Associação do Sindicato dos Motociclistas Profissionais de Petrolina (Simpropet), José Vicente Barbosa, os profissionais terão até o dia do vencimento do licenciamento do veículo para modificar a cor da placa. Vicente declara que a categoria paga impostos há 3 anos à Empresa de Trânsito e Transportes Coletivos de Petrolina (EPTTC), mas não estão recebendo benefícios dos governos Municipal e Estadual.

O presidente do Simpropet assegura que entregou em 2010 um documento para a Prefeitura de Petrolina e Governo do Estado solicitando algumas ações para os mototaxistas do município, incluindo a placa vermelha, mas a burocracia política atrapalhou impediu os benefícios. “A resolução 350 é clara, nós temos capacitação, pagamos o alvará e usamos os equipamentos exigidos por lei. Essa mesma lei exige que nossa categoria utilize a placa vermelha”, diz José Vicente. “Hoje não estamos surpresos, com a ação da PRF, nós cobramos a um ano dos governos Estadual e Municipal esse benefício e não tivemos resposta. (…)”

Descontentes com a demora para serem atendidos pelas autoridades e por continuarem sem as placas vermelhas, os mototaxistas, motoboys e motofretistas de Petrolina realizam a partir das 9h desta sexta-feira (18) uma manifestação pública para chamar a atenção da população sobre os problemas enfrentados pela categoria. A concentração acontecerá na sede do Simpropet localizada na Avenida Senador Nilo Coelho. As placas vermelhas conferem alguns benefícios para os mototaxistas, como redução de impostos, do IPVA e do valor das motos.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes