Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Mais da metade dos usuários de transporte coletivo estão insatisfeitos

12_phg_rio_onibusUm estudo sobre mobilidade urbana, divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mediu o nível de satisfação com o meio de transporte utilizado pela população brasileira. Cerca de 55% dos usuários de transporte coletivo estão insatisfeitos e consideram o serviço “ruim”, “muito ruim” ou “regular”. Os mais satisfeitos são os que usam veículos motorizados individuais (87%), seguido dos não motorizados (a pé ou por bicicleta), com 75%.

Arlene Áurea, 24 anos, moradora de Brasília, disse que só usa transporte por falta de um automóvel particular e que gasta cerca de R$ 260 por mês com transporte. “O estado de conservação do ônibus é muito ruim, às vezes o ônibus quebra e eu acabo chegando atrasada ao trabalho”, disse.

Fábio Vieira, 32 anos, de Ceilândia (DF), disse que a única vantagem de usar o metrô é não enfrentar engarrafamento. Porém, os vagões estão sempre lotados. Nos ônibus, a falta de pontualidade é o que mais incomoda o professor que gasta, em média, R$ 160, por mês, com transporte.

Segundo os entrevistados um bom transporte tem que ser rápido. O baixo custo foi outra característica lembrada pelos usuários.

A pesquisa sobre mobilidade urbana foi feita a partir de entrevistas domiciliares feitas entre os dias 4 e 20 de agosto de 2010. Abrange 146 municípios e um total de 2.786 questionários válidos com 30 questões. Participaram apenas pessoas maiores de 18 anos.

Fonte: SRZD