Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Máfia dos ingressos: sobrinho de Blatter pode ser chamado a depor

Horas após a prisão do britânico Raymond Whelan, CEO da Match, empresa parceira da Fifa que detém o direito de venda de ingressos e pacotes da federação, o delegado responsável pelo caso afirmou que pode chamar para depor Phillipe Blatter, sobrinho do presidente de Fifa, Joseph Blatter.

“Não descartamos a possibilidade de chamar Phillip Blatter para prestar depoimento”, disse Fabio Barucke, delegado titular da 18ª DP, que é responsável pelo caso da máfia dos ingressos. Phillipe é um dos sócios da Match.

Whelan foi preso após ser acusado de fornecer ilegalmente ingressos de jogos da Copa do Mundo. Ele faria parte de um esquema de comércio ilegal de ingressos que estaria em curso desde antes do início do Mundial no Brasil.

Há suspeitas de que os envolvidos vendiam ingressos de cortesia dados pela Fifa a ONGs, federações e jogadores a preços que poderiam chegar a até R$ 35 mil. A polícia já apreendeu ingressos, máquinas de cartão de crédito, dinheiro e computadores – 12 pessoas já foram presas.

Segundo o inquérito, o grupo teria atuado em quatro Copas e poderia ter levantado até R$ 200 milhões por torneio.

Em comunicado, a FIFA disse que continua colaborando plenamente com as autoridades locais e fornecerá todos os detalhes solicitados para auxiliar nesta investigação em andamento.

“A FIFA gostaria de reiterar a sua posição firme contra qualquer forma de violação da lei criminal e dos regulamentos de emissão de ingressos. A FIFA está apoiando totalmente as autoridades de segurança nos nossos esforços conjuntos para reprimir todas as vendas de ingressos não autorizadas”, informa o órgão.

Fonte: BBC Brasil