Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Kadafi lança ofensiva violenta para retomar cidades na Líbia

20qzzctpol1m6oyun2vn7ts6yNuma escalada da crise líbia, forças leais a Muamar Kadafi ampliaram nesta sexta-feira os ataques a áreas sob controle de rebeldes, com uma poderosa ofensiva para tentar retomar o controle da cidade rebelde mais próxima da capital, Trípoli.

Os choques em Zawiya, localizada no oeste da Líbia e a 50 quilômetros de Trípoli, deixaram pelo menos 18 mortos – incluindo o principal comandante local, um coronel que havia desertado do Exército do país. Citando uma médico, a rede CNN afirmou que há 200 feridos.

Também houve turbulência na capital, onde homens armados abriram fogo para dispersar protestos de dissidentes. Foram ouvidos disparos no bairro de Tajoura quando partidários de Kadafi dispersaram uma multidão de manifestantes que pedia o fim do governo e gritavam “Kadafi é inimigo de Deus!”.

Abdullah al-Mahdi, um porta-voz dos rebeldes, disse à Al Jazeera que combatentes da oposição atacarão a capital assim que uma zona de exclusão aérea for implementada pelas potências internacionais para tentar romper o domínio de Kadafi sobre o país do norte da África.

Países ocidentais têm pedido a Kadafi que renuncie e estão estudando várias opções, entre as quais a imposição de uma zona de exclusão aérea, mas estão cautelosos em relação a qualquer envolvimento militar ofensivo para estabilizar o país, o 12º maior produtor mundial de petróleo.

No leste, os rebeldes avançaram em um porto petrolífero ao longo da costa do Mediterrâneo, em sua primeira ofensiva contra o Exército de Kadafi. Após o ataque a Ras Lanuf, a 200 quilômetros da cidade de Sirte, os rebeldes disseram que tomaram o aeroporto da cidade. Perto de uma refinaria local, houve choques violentos que deixaram pelo menos quatro mortos.

Nos choques em Zawiya, as forças pró-governo dispararam com fuzis automáticos e lança-foguetes contra manifestantes pacíficos, de acordo com testemunhas.

Um jornalista britânica afirmou que a cidade se encontra cercada pelas forças leais a Kadafi. “A cidade está sitiada, foi cercada pelo Exército”, disse a correspondente da Sky News, Alex Crawford. Mais cedo, a televisão líbia afirmou que as forças de Kadafi retomaram o controle da cidade.

Forças leais a Kadafi lançaram a ofensiva com armamento antiaéreo e veículos blindados. Segundo relato do jornalista líbio Abdel Jabar à rede Al-Jazeera, as tropas de Kadafi dispararam até em ambulâncias para impedir a retirada dos feridos e ameaçaram a população com represálias caso não permaneça em suas casas.

Uma instalação petrolífera em Zueitina, ao sul da cidade de Benghazi, controlada pelos rebeldes, foi danificada e está em chamas, segundo a Al-Jazeera, exibindo vídeo que mostra fumaça negra elevando-se de uma usina de petróleo.

Pelo terceiro dia consecutivo, aviões bombardearam a região petrolífera de Brega, ao leste de Trípoli e sob controle das forças revolucionárias, mas sem causar vítimas, informaram fontes da cidade à EFE. Um médico voluntário assegurou que foram registrados vários bombardeios durante a noite, sendo o último ataque lançado nessa localidade, a cerca de 200 quilômetros de Benghazi, às 8h locais (3h de Brasília). Epicentro dos protestos pela renúncia de Kadafi, Benghazi é a segunda maior cidade da Líbia.

Fonte: EFE