Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Justiça do Ceará libera acesso a provas do Enem, mas mantém SiSU

enem_Os candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão acesso às provas, assim como poderão recorrer da correção. A decisão é da Justiça Federal do Ceará, que havia recebido requisições para garantir aos alunos o direito de contestar suas notas da Defensoria Pública e do Ministério Público. No entanto, o pedido para suspender as inscrições a vagas pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) não foi concedido. Vários alunos que fizeram a prova reclamam de suas médias e da correção da redação, mas o edital do exame proibia recursos. As decisões valem para todo o País. Ainda cabe recurso do Ministério da Educação.

A decisão do juiz substituto Leopoldo Fontenele Teixeira, da 7ª Vara, entende que os problemas relacionados ao site do SiSU, no qual os estudantes escolhem em quais cursos querem concorrer a uma das 83 mil vagas em instituições de ensino público, ocorreram em função da grande demanda por inscrições e já estão solucionados. Desde domingo, quando o site começou a funcionar, os alunos enfrentaram lentidão no site, problemas com senhas e até vazamento e troca de informações. Nesta quinta, último dia, o acesso melhorou.

Aos estudantes que comprovarem que foram prejudicados com um resultado equivocado, a decisão exige que o Ministério da Educação e o Inep tomem “as providências para mitigar eventuais prejuízos, como matrícula posterior em instituição de ensino de acordo com real mérito do candidato”.

Nesta tarde, um outro pedido do Ministério Público Federal de Pernambuco para suspender o SiSU e conceder vista das provas a todos os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi negado.

Fonte: Último Segundo