Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Janela inoportuna

Uma delegação de políticos pernambucanos desembarcou, ontem, em Brasília, para acompanhar, hoje, a votação de projeto que abre uma janela para novas emancipações políticas.

Representante do Sertão, o deputado Odacy Amorim (PT) torce e trabalha pela criação do município de Izacolândia, hoje distrito de Petrolina, e de Cavaleiro dos Curados, em Jaboatão dos Guararapes.

Jaboatão é muito grande e sua divisão se justificaria, mas emancipar distritos paupérrimos no Sertão, sem a menor infraestrutura, não tem justificativas.

A rigor, novos municípios num Nordeste miserável, onde os atuais prefeitos vivem na Esplanada dos Ministérios de pires mão, não é nada sensato.

Mas os políticos em geral sempre andam na contramão do que pensa e deseja a sociedade. Emancipações se traduzem na prática em aumento das despesas públicas, porque a União passa a bancar, através do FPM, não apenas ações do Executivo, mas também o parlamento com a instalação obrigatória da Câmara de Vereadores.

Quem sai em defesa de novos municípios, no quadro de dificuldades que as atuais cidades enfrentam hoje, não está preocupado com a conta, que será paga por todos nós contribuintes.

Muitas vezes está olhando apenas para as circunstâncias políticas, interesses localizados, sendo porta-voz de uma pressão que pode até ser legítima de comunidades que sonham em dias melhores, mas injustificável e, portanto, tem que ser rejeitada pelo Congresso.

Fonte: Blog do Magno

Um comentário sobre “Janela inoportuna

  1. HÉLIO FERREIRA LIMA

    Inoportuna é esta matéria do blog. Diferentemente dos pitacos politiqueiros do blogueiro, Odacir Amorim (PT), com certeza conhece a realidade de IZACOLÂNDIA. Um distrito distante da sua sede (Petrolina) que tem uma população carente de serviços públicos. A municipalização de alguns distritos é fundamental para que os recursos públicos cheguem até eles. Habitantes de alguns distritos, independentemente da sua população, como NASCENTE (Araripina) e CONCEIÇÃO DAS CREOULAS (Salgueiro), precisam ser municipalizados por que são esquecidos pelo poder público. Seus habitantes não tem os serviços publicos essenciais.