Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Hospital de Urgências e Traumas faz balanço positivo de 2011

Para a equipe do Hospital de Urgências e Traumas (HUT) de Petrolina, o ano 2011 terminou com um balanço positivo de ações. Os dados com números dos procedimentos realizados pelo hospital em 2011 foram enviados pela assessoria da comunicação da unidade para a redação do Blog Alvinho Patriota nesta sexta-feira (06). Conforme os dados do censo hospitalar do HUT, no último ano houve um aumento de 30% no número de procedimentos efetuados pela unidade. No ano passado foram atendidos 115 mil pacientes no hospital, usuários do SUS, entre internamentos, atendimentos de urgência e atendimentos ambulatoriais.

Os números enviados pela assessoria mostram que em 2011 o HUT realizou 3 mil cirurgias, 180 mil exames (laboratoriais, ultrassonografias, radiografias e tomografias) e 1.300 consultas por mês. Entre os principais procedimentos feitos no ano passado estão cirurgias de ortopedia, neurologia, buco-maxilo-facial, urologia, cirurgia geral, vascular e plástica. Quem procura o Hospital de Urgências e Traumas é atendido nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Geral, Pneumologia, Plástica e Vascular, Endocrinologia, Hepatologia, Nefrologia, Ortopedia, Neurologia e Terapia Ocupacional.

Segundo o médico Ricardo Pernambuco, a unidade vem destacando como um importante centro de educação e formação de profissionais no Vale do São Francisco, contando atualmente com 17 residentes. Este ano a unidade vai receber 17 novos médicos residentes e enfermeiras do programa de ensino. “Além disso, investimos na qualificação e em uma maior contratação de profissionais, contribuindo de sobremaneira para a melhoria do atendimento a população, que aliados a aquisição de novos equipamentos permitiram um avanço técnico e na conduta terapêutica dos pacientes que utilizam nossos serviços”, destaca Ricardo.

O diretor administrativo do HUT, Cleiton Paz, considera que ‘apesar dos obstáculos encontrados no sistema público de saúde, o Hospital dos Traumas conseguiu se consolidar como um importante instrumento da saúde pública em todo o Vale do São Francisco’. O diretor pontua que por meio do programa de residência médica da Univasf a unidade conseguiu aumentar em torno de 35% o número de cirurgias efetivas e ampliar a capacidade para atender a demanda de pacientes da região, que hoje é de aproximadamente 1.900.000 pessoas. Em 2011 a Prefeitura de Petrolina investiu recursos de R$ 1.300.000,00 no hospital.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes