Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Haddad deve ser convocado para explicar livro com erros

depoimentohaddad1611Após a polêmica do kit anti-homofobia e a discussão do “nós pega o peixe” do livro Por uma vida melhor, o ministro da Educação, Fernando Haddad, deve ser convocado para dar explicações ao Senado sobre o último episódio envolvendo a pasta – o guia de matemática que ensina que 10-7=4 e que 16-8= 6. A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) pretende apresentar requerimento à Comissão de Educação da Casa para que Haddad dê explicações sobre os livros com erros distribuídos a mais de 39 mil classes da zona rural pelo programa Escola Ativa.

Os erros foram detectados no início do ano, e um grupo de especialistas julgou que eles eram tão graves que não bastava divulgar uma “errata” à coleção. A pedido do Ministério da Educação (MEC), a Controladoria-Geral da República deve abrir sindicância nesta segunda-feira para investigar o caso.

“São erros básicos, grosseiros”, criticou Serrano. “A ideia que passa é que há um problema de gestão no MEC, embora o ministro não admita. O contribuinte brasileiro está pagando por esses erros.”

O secretário executivo de Direitos Humanos, André Lázaro, entregou ontem uma carta de demissão à ministra Maria do Rosário, alegando “motivos pessoais”. Lázaro era o chefe da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC quando foi realizada a edição e distribuição dos livros com erros. O MEC informou que a equipe editorial da Secad responsável pela revisão do livro também já foi substituída, com a chegada da atual secretária, Cláudia Dutra.

Nos próximos dias deve haver uma reunião no Ministério com os coordenadores do programa Escola Ativa para definir como o problema será contornado, sem que os exemplares sejam desperdiçados.

Para Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o erro é imperdoável. “O MEC e os governos estaduais precisam melhorar os mecanismos de controle de qualidade”, disse.

Fonte: Diário do Grande ABC

2 comentários sobre “Haddad deve ser convocado para explicar livro com erros

  1. elaine medeiros

    Onde estão os nossos valores? Agora é politicamente correto escrever e falar errado? A inversão de valores em nosso país é algo preocupante,ora se “nos pega o peixe”está correto, porque tantos jovens se matam de estudar a gramatica para os concursos públicos?O MEC deveria primar por ensinar a língua patria tão bela quanto díficil, e não cartilhas rídiculas.Acredito que Machado de Assis, Rui Barbosa e tantos outros estudiosos da lingua se reviram no tumulo com vergonha do Sr Hadadd.Depois do kit Gay o governo tenta impor o que bem entende, entrando na intimidade sexual dos nossos jovens,propondo-lhes que ser gay é politicamente correto.Ministros do atual governo começam a por as unhas de fora,se a Sra Presidente da Republica não tomar as redeas, breve este país vai servir de chacotas no mundo.Alguém ja disse que muito em breve ser heterosexual, será minoria,advogados e medicos que não assinarão o nome,engenheiros que não saberão somar.Justamente por causa da pessima qualidade educacional,no numero de escolas superiores sem nível, professores despreparados escrevendo sem concordancia e sem nexo. Caminhamos para o caos, enquanto outros países como a Finlandia, Dinamarca, Alemanha,Coreia do Sul e outros primam por uma educação rigorosa nosso Brasil estimula a erros.Com esta mentalidade do atual Governo e seu Ministro da Educação, nunca teremos uma escola do nível Europeu ou Americano,o vizinho Chile investiu pesado na educação e ja colhe frutos.Aqui o mais temos são direitos humanos “pra uns”,e ensino de qualidade pra quem pode sair do país pra estudar em escolas de nível no exterior.