Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Greve nos aeroportos do Rio de Janeiro na abertura da Copa

O sindicato dos trabalhadores aeroportuários decretou nesta quarta-feira uma greve de 24 horas nos três aeroportos do Rio de Janeiro na quinta, dia da abertura da Copa do Mundo, revela o site da instituição.

A justiça decretou que 80% dos trabalhadores das empresas auxiliares e 70% dos funcionários das empresas de transporte aéreo mantenham suas atividades, destacou o presidente do sindicato, Rui Pessoa.

A greve atinge os trabalhadores aeroportuários não embarcados dos aeroportos do Galeão (internacional) e Santos Dumont. O sindicato decidiu não estender a paralisação ao aeroporto de Jacarepaguá, onde operam várias empresas de táxi-aéreo.

“Nós também somos brasileiros e torcemos pelo Brasil para que conquiste o hexacampeonato, mas após nove meses de intensas negociações frustradas, e devido à intransigência dos patrões”, a greve por melhores salários começará às 00H00 desta quinta, destaca o comunicado do sindicato SIMARJ.

Os grevistas exigem reajustes salariais de entre 10,5% e 12% e um bônus equivalente a um salário pelo período trabalhado na Copa do Mundo, entre outras reivindicações.

Rui Pessoa estimou que a greve, mesmo parcial, “terá alguma consequência porque o número de voos extras aumentou muito no Rio” devido ao Mundial.

A Agência Nacional de Aviação Civil confirmou a greve em um comunicado enviado à AFP, e destacou que avalia “eventuais impactos nas operações” para a aplicação de “planos de contingência elaborados para o período da Copa”.

A partida de abertura da Copa ocorrerá em São Paulo, entre as seleções de Brasil e Croácia, na Arena Corinthians (Itaquerão).

Fonte: AFP