Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Grande caminhada é destaque nesta quinta-feira da campanha contra a violência sexual de crianças e adolescentes

Neste ano, a Campanha em Pernambuco tem como tema: Copa e Megaeventos, considerando a proximidade da Copa das Confederações, em junho, e a Copa do Mundo de 2014, a Rede de Combate propõe o debate e o estímulo à reflexão sobre as ações que estão sendo desenvolvidas no Estado de Pernambuco para esses grandes eventos esportivos.

Grandes multidões concentradas em eventos fazem parte da tradição e do cotidiano do estado de Pernambuco. Em 2012, por exemplo, pelo menos 12 milhões de pessoas passaram pelas cidades pernambucanas durante festejos populares como o Carnaval, as festas juninas e os ciclos de festivais de verão e de inverno. A Copa do Mundo não concentrará tantas multidões com aquelas que se formam no Carnaval, porém deverá provocar situações inusitadas, fora da rotina dos operadores locais do sistema de garantia de direitos.

A expectativa é que a natureza dos delitos registrados nas semanas da Copa vá além daqueles mais comuns durante os eventos culturais, como a exploração do trabalho infantil e a comercialização de bebidas alcoólicas para adolescentes. Com o aumento de turistas de culturas e nacionalidades diferentes circulando pelas principais capitais do Nordeste, a possibilidade de casos de abuso, exploração sexual e o tráfico de crianças aumentam.

Entretanto, há uma preocupação, por parte dos movimentos sociais, entidades da sociedade civil e o poder público, de como a concretização desse evento irá afetar a vida das crianças e adolescentes, principalmente daquelas que vivem em torno da Cidade da Copa e na rota turística do Estado. Por isso é importante desenvolver ações de enfrentamento à violações de direitos de crianças e adolescentes não só para o período de realização dos jogos da Copa, mas no período que antecede sua realização. (Da assessoria de comunicação)