Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Gonzaga Patriota continua afirmando ser contra adesão total do Enem na Univasf

univasfEm recente entrevista concedida à rádio Grande Rio FM de Petrolina, o deputado federal e candidato a reeleição, Gonzaga Patriota, continuou defendendo seu ponto de vista, no qual afirma ser desfavorável para estudantes da região a adesão 100% do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), como único método de entrada.

Gonzaga disse que é um dos poucos políticos que teve coragem de ir contra a adesão total do Enem na Univasf. Ele diz está preocupado com a pouca aprovação de estudantes da região depois da adoção do Enem como único vestibular na universidade.

“O Enem é bom, vai ser bom no futuro, mas para uma universidade feita por nós? Osvaldo Coelho queria a universidade de Petrolina e nós nos juntamos a ele e criamos a universidade do Vale, de Petrolina, da Bahia e do Piauí. Tivemos 21 estudantes aprovados em medicina oriundos aqui do Vale e com essa adoção do Enem em 100% nós tivemos dois ou três no ultimo vestibular. Então eu sou contra a adesão total ao Enem, eu acho que poderia ser 30%, 40%, porque nós devemos atender o povo aqui da região”, apontou.

A principal preocupação de Patriota é o concorrido curso de medicina, que está atraindo muitos estudantes do sul do país para cá, sobrando poucas vagas para os alunos da região. Na entrevista o parlamentar solicitou que o reitor da Univasf pensasse sobre os efeitos contraproducentes que o Enem está trazendo para a região semiárida.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes