Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Gerente de Organização e Administração da Farmácia de Pernambuco esclarece atribuições da instituição

farmaciapePor falta de informação muitos de cidadãos deixam de beneficiar-se de diversos serviços públicos, importantes, prestados de graça pelo governo. Um desses serviços gratuitos, que muitas pessoas desconhecem, é a distribuição de medicamentos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na “Farmácia de Pernambuco”, em prol de pessoas com doenças crônicas que precisam fazer uso de remédios caros de uso contínuo.

O gerente de Organização e Administração da Farmácia de Pernambuco, Sérgio Antunes, está visitando o município de Salgueiro nesta sexta-feira (18) para cumprir inspeção periódica, realizada de dois em dois meses em todas as farmácias do Estado. Ele aproveitou a visita e também divulgou as ações da instituição numa rápida conversa com nossa reportagem agora a pouco.

“A Farmácia de Pernambuco foi criada para atender pacientes com certos tipos de doenças de medicação de alto custo. Nós atendemos pacientes renais crônicos, pacientes de Alzheimer, pacientes com Mal de Parkinson, esclerose múltipla, esquizofrenia… São esses tipos de medicamentos de certo custo elevado, onde o Ministério da Saúde criou um programa pra atender essa população”, explicou.

Criada pelo Governo do Estado para atender à Portaria do Ministério da Saúde GM/MS nº 2981 de 29/11/09, a Farmácia de Pernambuco está presente atualmente, de um total de 11, em 8 Gerências Regionais de Saúde do Estado, entre elas Salgueiro. Entretanto, segundo Sérgio, em breve todas regionais serão contempladas com o serviço. A obtenção dos medicamentos se dá através de um cadastro feito na farmácia que tem um prazo pré-estabelecido, podendo ser prorrogado.

“Os pacientes que houver necessidade de ter remédio para uma doença específica, ele procura o seu médico que ele saberá como orientar a chegar a esses medicamentos que são distribuídos pela Farmácia de Pernambuco”, esclareceu Antunes. “Tem uma exigência do Ministério da Saúde: tem que ter a quantidade de exames específicos, tem que assinar um termo de consentimento daquele medicamento pra receber, tem que ter um prescritor especializado na doença… Então tem um protocolo, que infelizmente o Ministério da Saúde implantou e a gente não pode fugir desse protocolo”, arrematou.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

2 comentários sobre “Gerente de Organização e Administração da Farmácia de Pernambuco esclarece atribuições da instituição

  1. Maria Betania Morais

    Gostaria de saber se um paciente internado de longa permanência, em uma clínica psiquiátrica no processo de desinstitucionalização, com diagnóstico de esquizofrenia, tem direito em ser beneficiado com uma medicação de auto custo?

  2. rinaldo

    BOM DIA GOSTARIA DE SABER PORQUE ESTÁ FALTANDO, A SUBSTANCIA QUETIAPINA DE 200MG E SE TEM UMA PREVISÃO DE GUANDO ESTA DISPONÍVEL MEU IRMÃO NÃO PODE FICAR SEM ESSE REMEDEIO OBRIGADO.