Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Feras dizem que sabiam o tema da redação do Enem antes de entrar nas salas

Reprodução/TV GloboEm Petrolina, no Sertão do Estado, candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) garantem que sabiam o tema da redação antes mesmo dos portões serem abertos no segundo dia de provas. A aplicação do exame aconteceu neste sábado (6) e domingo (8).

A suspeita de fraude no Enem surgiu depois que estudantes do município procuraram o professor de redação Marcos Freire para esclarecer dúvidas sobre o tema de redação. O professor estava em um dos pontos de apoio aos candidatos em frente a uma escola.

“Os alunos chegaram perguntando como eles fariam uma redação se o tema fosse trabalho e escravidão. Eles disseram que o tema tinha vazado. Como professor, eu fui trabalhar com eles, discutir o tema, ver que teses eles poderiam construir em cima disso”, disse o professor.

De acordo com os candidatos, a prova com o tema da redação teria vazado do Piauí. E mesmo antes das 11h, meio-dia no horário de Brasília, estudantes que aguardavam os portões dos locais de prova serem abertos em Petrolina já sabia sobre o que iriam escrever na redação.

Um estudante que fez o Enem explica como soube do tema da redação . “Eu ouvi boatos de alunos que chegavam para fazer a prova. Eles diziam que tinha vazado uma prova e o tema era trabalho e escravidão. Então, eu procurei os professores, fui pedir para eles falarem um pouco sobre o assunto. Isso por volta das 11h. Eu sofri um impacto na hora da prova. Quando eu abri a primeira página, eu vi que o boato era verdade. Foi complicado. A gente se preparou o ano todo para isso”, contou.

O tema da redação este ano foi o trabalho na construção da dignidade humana. O trabalho escravo foi o título de um dos textos de apoio. O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Petrolina, Dárcio Dias , disse que, se a fraude for comprovada, o exame pode ser anulado. “A primeira questão é comprovar efetivamente se houve fraude. Havendo a fraude, a medida é procurar um órgão competente no sentido de denunciar. Confirmada essa hipótese, o certame estaria maculado e passível de anulação total”, explicou.

O ministro da educação, Fernando Haddad, afirmou, nesta segunda-feira (8), que o Ministério não trabalha com a hipótese de anular o exame e também não deverá refazer as provas. 

Fonte: PE 360 Graus

Um comentário sobre “Feras dizem que sabiam o tema da redação do Enem antes de entrar nas salas

  1. Ana

    Acabei de ler o depoimento do Presidente LULA: “O sucesso do Enem foi total e absoluto”, afirmou. Sobre eventuais falhas na aplicação do Exame, ele disse que não houve “nada que tenha causado nenhum problema no resultado e na prova”.

    Que absurdo gente!
    Estudantes prejudicados, lutem até o fim pela anulação dessa prova. É injustificável.