Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Evento ‘vira-casaca’ contra Dilma causa indignação no Facebook

O Facebook brasileiro amanheceu em polvorosa quando diversos seguidores de um evento criado em outubro de 2014 contra o então candidato à Presidência Aécio Neve (PSDB), se viram apoiando, involuntariamente, uma convocação para os protestos anti-PT marcados para o dia 16 de agosto.

Criado pelo estudante de Administração paulistano Dennis Henrique Possani Heiderich, de 23 anos, para apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff, o evento – que nunca se traduziu em manifestação nas ruas – tinha 68 mil seguidores até a manhã desta quinta-feira, quanto seu título foi modificado de “Eu Não Voto em Aécio Neves #ForaPSDB” para “16 de Agosto Eu Vou Pra Rua #ForaPT”.

Em minutos, a página ficou repleta de mensagens em que pessoas convocavam seus amigos para conferir se eles realmente apoiavam o evento. “Vocês aceitaram convite para essa manifestação? Acho que estão tramando golpes até mesmo no Facebook”, dizia um comentário.

“Que isso? (sic) Nunca confirmei presença num evento alienado e golpista. O que meu nome está fazendo aqui?”, afirmava outra participante.

Desde então, a página perdeu cerca de 18 mil seguidores. A maioria dos que se vão acusam o criador do evento de ter tramado a ação como armadilha para participantes de esquerda e “fazer volume” em sua manifestação virtual contra Dilma Rousseff.

Outros participantes confirmados, no entanto, demonstram apoiar a mudança e se divertir com a situação.

Para Dennis, no entanto, a explicação é mais simples. “O próprio Facebook te dá o direito de mudar de opinião, de se arrepender do que você colocou no evento e mudá-lo uma única vez. E eu me arrependi”, disse à BBC Brasil em entrevista por telefone.

O Facebook do estudante reflete um processo rápido de “conversão”. No dia 31 de dezembro de 2014, o estudante aparece em seu Facebook pintando faixas de apoio à presidente reeleita. “Dilma Rousseff vai subir sambando na cara da oposição amanhã na rampa do Palácio do Planalto”, diz outra publicação no mesmo dia.

No dia 15 de abril, ele critica pessoas que pedem “Fora PT” e acusam o governo de uma “ditadura comunista”. Cerca de 20 dias depois, no dia 3 de maio, anuncia em vídeo que deixa “uma suposta esquerda para me aliar à Direita, uma Direita que nasce para endireitar os rumos da nação”.

“Eu era uma pessoa completamente doutrinada”, afirma Dennis. “Aí depois começaram a surgir as provas das pedaladas, do Petrolão. E quando surgem as provas contra algo você não pode continuar naquilo.”

Segundo ele, a “gota d’água” para sua transformação foi o debate sobre a redução da maioridade penal.

“Quando eu vi toda a esquerda saindo nas ruas para protestar contra a redução da maioridade penal, chamando aqueles marginais de crianças, querendo comparar com uma pessoa que realmente está brincando ou indo para a escola, eu pensei: ‘eu estou do lado errado, preciso sair daqui’. Agora sou assumidamente de direita.”

Fonte: BBC Brasil

Um comentário sobre “Evento ‘vira-casaca’ contra Dilma causa indignação no Facebook

  1. savio barros

    EU APOIO A CASSAÇÃO DE DILMA;E NÃO ACHO QUE DEFENDER O PATRIMONIO DO PAIS,SEJA MOVIMENTO GOLPISTA E ANTIDEMOCRATICO.
    POR MENOS,FERNANDO COLLOR FOI CASSADO……
    A VERDADE É UMA SÓ,HOJE,A MAIORIA ABSOLUTA DOS BRASILEIROS QUER O PT FORA DO GOVERNO.