Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Dia Internacional da Mulher atrás das grades

20090328075487e-02-300x225Muitas delas foram detidas por amor. O companheiro pediu que levassem drogas, celulares e outros objetos para o Presídio de Salgueiro, durante a visita íntima e elas solidárias atenderam. Resultado: acabaram caindo em poder da Justiça. No ano de 2010 dezenas de mulheres foram flagradas tentando adentrar na unidade prisional de Salgueiro com entorpecentes ocultados, principalmente no interior da vagina. O último caso do tipo aconteceu no dia 14 de fevereiro deste ano, quando Ana Paula Rodrigues da Silva, foi detida com 40 gramas cocaína e 60 gramas de crack no órgão genital.

A responsável pela maioria das prisões é a agente penitenciária, Marilene, uma mulher que trilhou caminhos diferentes daqueles escolhidos pelas mulheres que frequentemente são flagradas com drogas, na tentativa de entrar no Presídio de Salgueiro.

O destino final de todas as mulheres que são detidas no Presídio de Salgueiro é a “Cadeia Feminina de Verdejante”, uma extensão da unidade prisional salgueirense, voltada especificamente para o público feminino. Muitas das mulheres que se encontram reclusas naquela unidade, nunca tiveram passagens pela polícia, mas acabaram sendo presas porque queriam agradar os maridos. Como consequência os filhos é que são principais prejudicados nas ações insensatas de suas mães. Neste dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, muitas senhoras e senhoritas não podem pular o carnaval porque pularam fora da Lei.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes