Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Carnaubeira da Penha ainda não é atendida com abastecimento de água

Os habitantes de Carnaubeira da Penha, município localizado a aproximadamente 82 km de Salgueiro, sofrem com a constante deficiência no abastecimento de água das residências. Desde que foi elevado à categoria de município no ano de 1991, Carnaubeira nunca recebeu uma unidade da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A cidade é uma das três localidades de Pernambuco que ainda não contam com atendimento da instituição estadual que cuida dos serviços de abastecimento no Estado.

De acordo com o enfermeiro sanitarista e membro da Direção da Associação Carnaubeirense de Apoio à Família, Manoel Bastos Freire Júnior, a frequente falta de água e a inexistência de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) colocam Carnaubeira da Penha na lista dos municípios com os piores indicadores do Estado. Dados da pesquisa DATASUS 2009 apontaram que a cada mil recém-nascidos no município, 43 morriam antes de completarem 1 ano de idade. O IBGE de 2010 revelou que apenas 12% das residências da cidade são canalizadas, com rede de distribuição de água.

“A cada 100 crianças abaixo de 02 anos, 16 encontram-se desnutridas (SIAB, 2007); a cada 100 internamentos no hospital municipal, 33 são referente às doenças infecto parasitárias (SIH, 2009); e umas das menores rendas média familiar mensal per capita do Estado, a qual fica em torno de R$ 64,78 (PNAD, 2004)”, assinala Manoel, que também é professor titular da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA).

Bastos argumenta que a legislação brasileira determina através da Portaria do Ministério da Saúde n° 518/2004, em seu Anexo artigo 2 que “toda a água destinada ao consumo humano deve obedecer ao padrão de potabilidade e está sujeita à vigilância da qualidade da água”. A lei não é cumprida no município de Carnaubeira da Penha, no qual as pessoas sobrevivem consumindo água inapropriada aos humanos.

“Portanto, nós que compomos a sociedade civil organizada do município, apelamos ao senhor governador do nosso Estado, Eduardo Campos, junto a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, que em 2012 viabilize a COMPESA ao município de Carnaubeira da Penha, sendo uma das metas das comemorações dos 40 anos desta Instituição Pública, que representa e dignifica a melhoria de vida da sociedade pernambucana”, apela o professor e enfermeiro.

Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes

5 comentários sobre “Carnaubeira da Penha ainda não é atendida com abastecimento de água

  1. SALGUEIRENSE

    É complicadíssimo só JESUS na causa hen? Saúde então, tem que ser na dura sorte o caso é de chorar e muito,e esse povo por que não se manifestam? Não é possível que estejam satisfeitos com um miserê desse,falta tudo nesta Cidade pelo amor de Deus se valorizem, vocês tem condições de mudar esta situação caótica basta quererem.

  2. Dr. Segundo

    Sou Carnaubeirense e concordo plenamente com o que os meus conterrânios afirmaram.O que falta em nossa cidade é mais empenho dos políticos locais em resolver problemas de tal relevância.

  3. ARY PANKARÁ

    Fico Feliz em ver que os filhos de Carnaubeira se preocupam com o que se passa em nosso município!
    Mas o problema de Carnaubeira vai mais além do que isso. Além da falta d’água temos por ex:
    1- Falta de atendimento médico adequado no único hospital que tem no município;
    2- As estradas vicinaois do município são de péssima qualidade;
    3- Os indíces da avaliação da educação nas escolas municipais são de evergonhar qualquer cidadão carnaubeirence;
    4- A merenda escolar das escolas municipais só chegam de 6 em 6 meses, a todos os meses são realizadas compras de merenda;
    5- O piso salarial dos professores não é cumprido;
    6- Os funcionários da prefeitura em cerca de 80% recebem menos de um salário mínimo pois têm ainda que dividir o salário com mais duas ou três outras pessoas e etc, etc,etc.

    Parabenizo a vc Junhão, pela iniciativa e também ao Blog de Alvinho que tem feito um excelente trabalho de divulgação dos problemas da nossa região com matérias importantes e de relevância para todos os seus leitores.

  4. Moisés

    Rapaz o negócio em Carnaubeira é complicado! Talvez essa falta de água seja porque as autoridades locais não gostam de tomar banho! Falando sério, há muito tempo que este município sofre, não só pela falta de água, mas também por outros problemas socias, econômicos e administrativos vivendo sufocados sem prosperidade e sem desenvolvimento. Água apropriada para o consumo é essencial e de suma importância em uma sociedade civilizada para ter uma vida digna, com saúde, higiene e qualidade de vida. É uma pena que o Governo Municipal e Estadual façam pouco caso deste problema absurdo.