Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Brasil pode ter 2017 sofrível se economia mundial crescer só 2,5%; diz Murilo

O presidente da Vale, Murilo Ferreira, afirmou nesta terça-feira, 29, que o Brasil precisa de um amplo conjunto de reformas, micro e macroeconômicas. Sem saber o que acontecerá na economia mundial em 2017, é difícil fazer avaliação mais precisa do que esperar para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no ano que vem, disse a jornalistas na Bolsa de Valores de Nova York.

O presidente da Vale ressaltou que há uma série de questões internas no Brasil, mas, se a economia mundial crescer 2,5%, será um ano “sofrível” para o Brasil. Caso a expansão do PIB global fique mais perto de 4%, o ano de 2017 será mais positivo para o País.

“O Brasil tem seus próprios problemas, fiscais, regulatórios, uma série de reformas que precisam ser feitas”, disse Murilo, ressaltando que qualquer país em uma economia globalizada sofre as consequências “inexoráveis” do desempenho do PIB mundial. O executivo ressaltou que as condições na China já melhoraram depois de uma série de medidas tomadas por Pequim.

Com os recentes eventos na Europa, incluindo a saída do Reino Unido da União Europeia, e nos Estados Unidos, com a inesperada vitória de Donald Trump, o presidente da Vale vê um cenário de muita incerteza na economia mundial. “As pessoas não sabem ainda quantificar as repercussões desses dois eventos.”

No caso da economia brasileira, Murilo ressaltou que o Brasil precisa de uma “superação política e econômica” e ainda contar com um cenário externo mais volátil. “Não dá pra descolar o Brasil da economia mundial.” O executivo citou um conjunto de reformas que precisam ser feitas no País, incluindo na Previdência, no mercado de trabalho, no sistema de saúde e educação e em medidas microeconômicas. “É quase um País inteiro que precisa ser reformado.”

Fonte: Agência Estado