Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Bélgica mata dois jihadistas em operação antiterror

A polícia belga realizava nesta quinta-feira uma ampla operação antiterrorista para neutralizar um grupo de pessoas que voltou da Síria e estaria se preparando para cometer um “atentado de envergadura” – declarou a Procuradoria nacional, acrescentando que dois supostos jihadistas foram mortos.
“Cerca de dez buscas foram realizadas em Verviers, no leste de Bélgica, onde os dois jihadistas foram mortos, mas também em Bruxelas e em Vilvorde, no subúrbio da capital”, anunciou um dos substitutos do procurador, Eric Van der Sijpt.
De acordo com outro substituto, Thierry Werts, “essa célula operacional era composta por cerca de dez pessoas, das quais algumas voltavam da Síria”.
“Eles estavam prestes a cometer, de maneira iminente, um atentado de envergadura na Bélgica”, completou Werts.
Já Der Sijpt esclareceu que “nenhum vínculo foi estabelecido até o momento entre a operação jihadista na Bélgica e os atentados em Paris”.
O primeiro-ministro belga, Charles Michel, presidiu na noite desta quinta uma reunião de crise do gabinete, da qual participavam os ministros do Interior, Jan Jambon, e da Justiça, Koen Geens.
“Isto mostra a determinação do governo belga de combater os que querem impor o terror. O medo tem que mudar de lado”, declarou Frederic Cauderlier, porta-voz de Michel, que confirmou “uma vasta operação fruto de vários meses de investigação”.
Segundo Cauderlier, as operações “são dirigidas contra jovens que regressam de zonas de combate, em particular na Síria”.
Fonte: Terra