Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Barack Obama classifica Venezuela como ameaça à segurança americana

O governo dos Estados Unidos declarou a Venezuela uma ameaça à segurança nacional, e puniu sete autoridades venezuelanas.

A ordem assinada pelo presidente Barack Obama penaliza altos funcionários do governo da Venezuela por corrupção e abusos contra Direitos Humanos. Segundo a Casa Branca, o dinheiro público desviado na Venezuela pode inundar o sistema financeiro americano e representa uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos.

O documento afirma ainda que o governo do presidente Nicolás Maduro ataca a liberdade de imprensa, proíbe protestos e prende arbitrariamente críticos como o prefeito de Caracas Antonio Ledezma e o líder de oposição Leopoldo López.

Sete assessores militares e civis do presidente venezuelano passaram a fazer parte de uma lista de pessoas proibidas de entrar nos Estados Unidos e que terão bens e contas bancárias em território americano congelados.

Logo após o anúncio das sanções, o governo venezuelano convocou o representante americano em Caracas.

Uma semana atrás, foi Nicolás Maduro quem determinou uma punição aos Estados Unidos. Deu um prazo de 15 dias para a embaixada americana em Caracas reduzir o número de funcionários de 100 para 17, a mesma quantidade de diplomatas venezuelanos sediados em Washington.

Os dois países continuam tendo uma relação comercial forte, mas ao classificar a Venezuela como uma ameaça à segurança nacional, a Casa Branca inicia um processo que pode levar a sanções econômicas bem mais duras.

A sociedade interamericana de imprensa voltou a listar a Venezuela como um dos países que mais restringem a liberdade de expressão e de imprensa, ao lado da Argentina e do Equador.

O documento afirma que houve diminuição nos casos de ataque à imprensa no Brasil, nos últimos seis meses. E que a principal ameaça ao jornalismo no continente continua sendo o assassinato de jornalistas.

Fonte: Jornal Nacional