Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Amigos brasileiros apresentam quermesses para estrangeiros; viajantes elogiam comida e música

Gringos descobrem as festas juninasDe passagem pelo Brasil para ver a Copa, turistas estrangeiros também se renderam à alegria e ao colorido das festas juninas. Fora do estádio e das baladas das cidades-sede, os gringos reservaram um tempo para conhecer a música, a dança e a comida típica das quermesses locais.

A maioria dos visitantes do exterior chega por indicação ou acompanhada de amigos brasileiros. Entre uma e outra canção sertaneja que tocava no domingo na tradicional quermesse da Igreja do Calvário, em Pinheiros, zona oeste da cidade, era possível ouvir sotaques além do caipira.

Um deles era o do mexicano José Luis Valério, de 28 anos, que veio assistir de perto às defesas do goleiro mexicano no jogo contra a seleção brasileira. Depois de experimentar feijoada, foi a vez de Valério provar os pinhões juninos, na companhia de amigos brasileiros que conheceu nos Estados Unidos. “Adorei a comida. É diferente da mexicana, com menos pimenta. Há muita variedade”, elogiou ele, que trabalha com comércio eletrônico.

“Quis conhecer a festa por ser mais familiar, como me disseram. Antes fomos só em baladas”, contou Valério, que já havia visitado o País no carnaval. Na quermesse do Calvário, segundo ele, viu se repetirem qualidades marcantes do brasileiro. “São sempre abertos e receptivos. E a cultura, em geral, me encanta. Gostei da música sertaneja e do funk”, disse.

O publicitário chileno Diego Cuevas Espinoza, de 27 anos, também foi à festa junina do Calvário a convite de amigos brasileiros. “É interessante conhecer o País mais a fundo”, explica o turista, que veio a São Paulo assistir à partida entre Chile e Holanda. “Em Santiago, as pessoas não são tão próximas. O contato é mais frio. Aqui estão sempre contentes”, afirmou. Segundo ele, que comeu e aprovou as cocadas da festa, no Chile também há quermesses. “Geralmente são nas escolas, com muitas crianças”, disse.

Fonte: Estadão