Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Americano diz ter conseguido hackear e desviar rota de avião

O americano Chris Roberts, pesquisador de segurança cibernética, afirmou ter conseguido hackear aviões, e até mesmo desviar brevemente a rota de um deles, por meio dos sistemas de entretenimento de bordo das aeronaves. O FBI, que chegou a interrogar Roberts no aeroporto de Syracuse, investiga o caso, de acordo com o jornal “USA Today”.

Roberts teria alertado o FBI no início do ano sobre possíveis fragilidades nos modelos Boeing 737-800, 737-900, 757-200 e Airbus A-320.? O homem, que se disse preocupado com a segurança dos voos, afirmou ter verificado essas vulnerabilidades de 15 a 20 vezes entre 2011 e 2014. Em pelo menos uma delas, Robert disse ter conseguido penetrar no controle de voo, fazendo com que o avião fizesse um breve movimento lateral.

Meses depois, em 15 de abril, durante um voo, o americano perguntou no Twitter, em tom de brincadeira, se deveria hackear o sistema de controle da aeronave. Ao desembarcar em Syracuse, após fazer conexão de voo, ele foi parado pelos agentes. No avião em que estava antes, o sistema de entretenimento de sua poltrona foi encontrado violado.

Seus computadores foram levados pelo FBI para análise, e a companhia United Airlines se recusou a vender uma passagem aérea para Roberts após o caso. O homem negou ter tentado violar o sistema de controle do avião no voo em questão. No Twitter, ele reiterou que sua tentativa era de melhorar a segurança dos voos e afirmou que os agentes pediram para que ele não se manifestasse sobre o assunto.

Segundo o “USA Today”, um agente comentou extra-oficialmente que o FBI não encontrou nenhuma evidência de que essa invasão por meio do centro de entretenimento possa ocorrer. “De qualquer maneira, tentar invadir o sistema de controle de voo é ilegal e tais tentativas serão encaradas seriamente pelas forças da lei”, disse o agente.

Em nota, a Boeing disse que os recursos de entretenimento, mesmo disponibilizando informações de posição geográfica e velocidade do avião, são isolados dos equipamentos de navegação e acrescentou que as aeronaves possuem mais de um sistema navigacional para os pilotos, que precisam aprovar toda e qualquer alteração no plano de voo.

Fonte: UOL