Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Alunos de zootecnia da Rural decretam greve

Estudantes do curso de Zootecnia da Universidade Federal Rural de  Pernambuco (UFRPE) realizam na manhã desta quinta-feira (09) uma assembleia no Diretório Acadêmico (DA) para discutir se continuam ou não com a greve decretada desde a última terça-feira (07). Eles pedem mais infraestrutura no departamento, como a colocação de condicionadores de ar, salas multimídias, reparo na rede elétrica, construção de banheiros e de uma cantina.

Com cartazes e panfletos, os alunos realizaram durante a manhã desta quarta-feira (08) uma passeata pela instituição e chegaram a ocupar a reitoria. Após uma conversa com o vice-reitor, Marcelo Carneiro, ficou definido a desocupação. “Seguiremos em greve até que a reitora, Maria José de Sena, nos apresente um documento escrito com prazos para o cumprimento de nossas reivindicações. Dialogamos com a reitoria há cerca de 1 ano e meio e até agora nada sai. Tinham dito que após o recesso de final de ano o problema seria resolvido mas tudo está igual”, afirmou o integrante do DA, Marcelo Meireles, que está no 8º período do curso. Segundo ele, os alunos têm apoio de vários professores.

“Inicialmente tínhamos decidido que iriamos fazer a greve apenas nos dias 07 e 08 mas resolvemos estender, visto que não tivemos retorno da reitoria. Os setores do nosso departamento estão abandonados. É um problema comum em várias universidades do país. A reitoria alega que a demora em atender nossas reivindicações se deve a questões burocráticas. Como eles (governo) conseguem construir super rápido um estádio para a Copa do Mundo e não conseguem construir um biblioteca setorial? Temos várias obras paradas”, observou Lene Ferreira, estudante do 2º período do curso de pedagogia e integrante do Movimento Resistência (MR).

Na noite desta quarta, eles se reuniram novamente com a reitoria para elencar os principais problemas mas só vão definir nesta quinta-feira se continuam com a paralisação.

Fonte: Diario de Pernambuco