Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Agentes de Combate às Endemias de Salgueiro também estão insatisfeitos com salário

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Depois da parada dos servidores municipais de saúde de nível universitário de Salgueiro nesta terça-feira (31/05), outra categoria de servidores municipais também resolveu tornar público a insatisfação com os salários que estão sendo pagos atualmente pela prefeitura municipal. Agentes de Saúde Ambiental e Combate às Endemias de Salgueiro divulgaram nota de esclarecimento expondo “insatisfações e prejuízos sentidos pela classe”, discutidos em reunião com a Secretaria Municipal de Saúde, que chegou ao conhecimento do prefeito em outubro de 2010.

Os agentes argumentam que o aumento considerável da população da cidade, ocasionado pela chegada de pessoas em busca de empregos oferecidos pelas firmas instaladas no município, resultou em aumento de trabalho dos Agentes de Vigilância. “Cujo número é insuficiente para cobrir as áreas do município de forma satisfatória”, alegam.

Com um salário líquido de R$ 644,00 os agentes declaram que se encontram impossibilitados de desfrutarem de moradias dignas, levando em consideração o aumento “abusivo” dos aluguéis de casas na cidade. “O que obriga os servidores a residirem em áreas, na maioria dos casos, distantes do ambiente de trabalho o que resulta em despesas diárias de locomoção”, expõe.

“Considerando que a carga horária dos Agentes de Endemias é superior, em 40 horas mensais, em relação aos demais servidores do quadro do município, o que é logicamente injusto, já que os que executam outras funções na Secretaria de Saúde do município trabalham 30 horas semanais e são igualmente remunerados”, continuam.

Na nota de esclarecimento os servidores da classe ainda divulgam que, com o salário acima citado, estão precisando fazer ‘bicos’ para suprir as necessidades. “Agentes de Combate às endemias são esposos (as), pais e mães e os seus vencimentos correspondem a R$ 644,00 (líquido), o que implica no não suprimento das necessidades básicas (aluguel, água, luz, alimentação, remédio), tendo com isso que realizarem ‘bicos’ para tentar o complemento”, finalizam, pedindo a compreensão da população salgueirense para a luta da categoria por um aumento salarial.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Um comentário sobre “Agentes de Combate às Endemias de Salgueiro também estão insatisfeitos com salário

  1. LUCIANA TAVARES

    Caro Alvinho, nós servidores iremos “ter um espaço” amanhã na câmara de vereadores de salgueiro -pe, para reivindicações dos servidores municipais da área de saúde com nível universitário.Ontem pararamos nossas atividades na terça-feira (31) cobrando ao Poder Executivo reivindicando por melhorias salariais e de trabalho.A manifestação, que contou com o apoio do Sindicato dos Servidores Municipais de Salgueiro (Sisemsal), reuniu cerca de 40 profissionais odontologos, enfermeiros e veterinários. As categorias pedem a instituição, do Plano de Cargos e Salários, a adicional insalubridade, reajuste anual no salário base e adicional de difícil acesso para os profissionais que laboram na zona rural.
    Solicitamos seu apoio neste dia (02/06/2011)na câmara de vereadores.
    Agradeço;
    luciana