Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Acordo com o PV ficou para sexta

xavier-e-marinaA aliança entre PSB e PV deverá ser fechada até sexta-feira próxima. O prazo foi estabelecido pelo secretário-chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar, que está à frente das negociações. “Ao longo desta semana, nós teremos uma solução. Eles nos fizeram uma visita na sexta-feira passada e tivemos um longo debate. Os entendimentos estão bastante convergentes. Ficamos de examinar os pontos que eles nos colocaram, que eu não vejo de antemão nenhum que seja motivo de dificuldade”, revelou Tadeu. Previsto para ontem, um novo encontro entre os verdes e o titular da Casa Civil foi adiado para uma nova data ainda a ser agendada, em virtude de uma reunião do núcleo de gestão.

Na semana passada, o presidente estadual do PV, Sérgio Xavier, o vice, Carlos Augusto, e o vereador do Recife, Augusto Carreras, se reuniram com Tadeu e com o presidente estadual do PSB, Milton Coelho. Na ocasião, eles entregaram um documento com cerca de dez diretrizes do partido. Em reserva, os verdes garantem que ficam com o governo, independente de secretaria. “A gente converge em boa parte dos pontos. Se não houver consenso, nossa participação no governo não faria sentido. Mas a gente fica (na base), pois foi deliberado pela executiva”, apontou a fonte, que não quis se identificar.

A expectativa é que o PV ganhe a secretaria de Meio Ambiente, pasta que será desvinculada da Ciência e Tecnologia no segundo mandato de Eduardo Campos (PSB). “Essa secretaria vai precisar ser estruturada. Ainda não há necessidade de ter nenhum orçamento disponibilizado porque as nomeações vêm em primeiro lugar. Depois, trataremos do espaço físico e do orçamento”, explicou Tadeu.

Embora tendo outras prioridades no momento, o secretário da Casa Civil acredita que o acordo com o PV não demorará a ser fechado. “Nossa prioridade é a questão das novas estruturas, dos cargos distribuídos, onde as secretarias irão funcionar. Estamos fazendo uma verificação das indicações que estão chegando. São tarefas que recorrem uma enorme atenção nossa. Mas imagino que até sexta-feira definiremos a questão do PV”, finalizou Alencar, informando que o governador não participará da próxima conversa com os verdes, da mesma forma que ocorreu na semana passada.

Fonte: Folha de PE