Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Veremundo, um homem de visão de futuro!

machadofreirePor Machado Freire

Imaginem o grande legado que o filho do padre Antonio –  o padre “veio” deixou para Salgueiro, Pernambuco e o Brasil.

Uma ideia que surgiu depois da Segunda Guerra Mundial, levou Veremundo Soares a implantar um projeto que inspirou muita gente no sertão, inclusive os Coelho de Petrolina.

No Monte Alegre, Veremundo Soares criava gado, porcos e cultivava cana, laranja e outros produtos agropecuários, que geravam muitos empregos, o  que ninguém conseguia naquela época em que não existiam nem estradas.

Na cidade, Veremundo Soares implantou uma indústria e um comércio varejista de qualidade. AIC Veremundo Soares fornecia até energia elétrica para a cidade.

Depois de Veremundo Soares, nada mais aconteceu. Até o Cortume Nossa Senhora de Fátima fechou.

Lamentavelmente, veio a política-partidária perversa e equivocada da Zebra e do Leão.Uma “briga de mentirinha” para enganar os incautos!

A coisa mais importante que aconteceu em Salgueiro foi a vinda da água do São Francisco, que não tem nada a ver com Zebra e Leão. Foi um movimento das verdadeiras oposições, do qual tive o orgulho de participar!

A política dessa gente –que são a mesma família,  só produziu até agora  empregos para os parentes e amigos deles.

A política-administrativa propriamente dita sempre foi atrasada: “ pagamos os salários em dia e pronto”. Salário fraquinhos, diga-se de passagem.

Falaram numa tal honestidade (das arábias), pois honestidade é algo muito amplo.

O importante mesmo para essa gente é eleger e reeleger seus parentes e amigos próximos. O povo só serve para votar e eleger incompetentes!

O município não tem uma ambulância e passou a colecionar obras inacabadas, que demonstra improbidade administrativa e falta de respeito aos contribuintes.

A juventude não tem emprego e estuda em faculdades públicas e particulares  muito caras, como se seus familiares fossem ricos. É um processo totalmente invertido, confuso e infeliz.

O ensino tem que ser público e gratuito!

Então, ninguém é obrigado a votar em seu fulano porque ele é amigo de A ou  B.

Ninguém é obrigado a votar em “seu fulano ou fulana ou quem quer que seja” que já foi prefeito  N vezes.

É uma oligarquia familiar que não termina mais, como nos tempos de outros coronéis (nada a ver com Veremundo Soares, claro).

Olhe que a  cangalha velha incomoda o lombo do animal. E o cavalo ” muito rodado” também  já  não produz tanto!

Aliás, essa gente que passou e ainda permanece na Prefeitura merece mesmo é um “até nunca” na política de Salgueiro.

Por incompetência e falta de interesse público!  Observem que  sobram cinismo e oportunismo nessa gente!

A política deles é na base do “nós, conosco”. E o resto que se dane!

Eu não voto em nenhum dos “nomes”  colocados nesse balaio, que não é o do saudoso Veremundo Soares, que  deixou  muitas saudades!

4 comentários sobre “Veremundo, um homem de visão de futuro!

  1. Fabio

    Veremundo não merece ser endeusado. Esse açude do Monte Alegre foi feito com dinheiro público e dentro de suas terras. Ou seja, era outro corrupto.

  2. José Henrique Soares Sampaio

    De fato, a muito tempo não vemos líderes como nosso memorável Veremundo Soares, que mesmo sendo Coronel, deu mais atenção as necessidades do povo q as suas particulares. Hj vivemos um coronelismo às escuras, coronéis “democraticamente eleitos”, como dizem esses oportunistas.

  3. Flavia

    Ano de política as pessoas so sabem julgar e tentar acabar com a dignidade de muitos. Não vejo pq ta falando mal de um ou de outro, até mesmo pq 98% dos políticos são todos iguais, sejam eles vereadores e prefeitos. E aqueles que são novatos nela, passam a ser corruptos, cedo ou tarde fazem a mesma coisa. Não adianta querer comparar uns com outros. Cada um tem seu jeito de governar, de ser líder. Lógico q pessoas q fizeram a diferença no passado devem ser lembradas, e respeitas. Acredito q ao invés de tal falando mal de um ou de outro, faça cada um a sua parte independente de ser politico ou não. Ajudar o próximo, cuidar da cidade não jogando lixo na rua e nem destruindo patrimônio público etc. Então vamos para de falar, e passar a agir mais.

  4. Jornalista Machado Freire

    Quando a gente fala em Veremundo Soares, aumenta a vontade de lutar em defesa do povo.

    Ora, Veremundo transformou a região seca do Monte Alegre em um centro produtor de alimentos de qualidade. Não tinha água e ele construiu um grande açude que nunca secou.

    A cidade não tinha energia elétrica. A Usina de Veremundo gerava a energia para o consumo da cidade. Bano, sapateiro, que tem quase 90 anos, ainda está vivo para contar esta história.

    Quando me referi à água do São Francisco que conquistamos para Salgueiro, refere-se à Adutora de de Salgueiro, construída pelo Estado nos idos de 1984.

    Nós mobilizamos praticamente todo o Sertão Central para conseguirmos a nossa adutora.

    Na condição de assessor de Gonzaga Patriota, eu elaborei o projeto e participei ativamente do movimento de mobilização da comunidade.

    Os que se dizem políticos e querem permanecer mandando o município, estavam longe, muito longe de defender as coisas que de fato servem para a comunidade em geral.

    Eles fazem uma política mesquinha, do varejo e de interesse pessoal e familiar.

    Quem gosta do povo, respeita e defende o povo é aquele que nasceu com idelologia, e interesse público .

    Não existe “fabrica ” de bons políticos. Não se improvisa um político como se escala um jogador em uma eventual partida de futebol.

    O bom político tem origem, qualidade e disposição de defender o povo.

    Esse pessoal que está ai traiu meu querido amigo Miguel Arrraes no momento em que esse grupo -que nasceu na ARENA, se bandeou para lhe dar o apoio com uma mão e tirar com as duas para si.

    Eles pediram votos para Roberto Magalhães em cima do palanque de Arraes.

    Eles eram aliados de Felipe Coelho, que lambia as botas dos militares de 1964.